spot_img

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Contratos futuros do boi gordo mais procurados na segunda metade de maio

- Advertisement -

O número de contratos futuros do boi gordo em aberto na B3 voltou a subir em maio, com a maior procura para os vencimentos de junho e outubro.

O total de posições em aberto no mercado futuro do boi gordo em maio (21) de 56.288 subiu em relação às semanas anteriores, como mostram os dados apresentados na primeira Figura abaixo, embora permaneçam abaixo do que foi alcançado nos meses de março e abril, quando o número de contratos em aberto na B3 ficou acima de 60,0 mil.

A Figura apresenta os dados do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo na B3 entre outubro de 2025 e a parcial de maio de 2026 (21).

contratos futuros do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

O investidor voltou a procurar mais o mercado futuro do boi gordo na segunda semana de maio, com uma maior demanda, especialmente para os contratos com vencimento em junho e outubro de 2026, como destacam os dados da segunda Figura.

Essa alta nos contratos futuros do boi gordo em aberto na B3 coincide com o momento de maior estabilidade no preço da arroba no físico e de uma recuperação no valor esperado da arroba no mercado futuro.

O contrato que vence em maio foi novamente único que apresentou queda nas posições em aberto na B3, o que é esperado já que caminhamos para o final do mês e as negociações para o vencimento se encerram em breve.

O fato é que a queda nas posições em aberto do contrato futuro que vence em maio foi principalmente compensada pelo aumento das posições que vencem em junho, com aumento de quase 3,0 mil posições em aberto para o vencimento.

As posições em aberto para os contratos futuros do boi gordo voltaram a subir na segunda metade de maio, influenciada pela maior demanda para os vencimentos de junho e outubro, como mostram os dados apresentados na terceira Figura.

A Figura apresenta o número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3), por mês de vencimento, em maio (14) e maio (21).

contratos futuros do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

A demanda dos investidores para o vencimento de outubro, embora tenha subido menos que junho, apresentou um crescimento mais robusto em maio (21), de quase 1,0 mil contratos.

É importante destacar também que os contratos futuros do boi gordo para vencimento em janeiro e fevereiro de 2027 já tem posições em aberto na B3, mas ainda muito pequenas. O contrato que vence em janeiro tem 66 contratos em aberto e o de fevereiro apenas 1.

Como temos destacado no Farmnews, a expectativa mais otimista para os meses finais de 2026 acontece mais pelos patamares mais baixos dos valores esperados dos contratos mais próximos do vencimento do que pela alta no valor esperado dos contratos entre outubro e dezembro.

Vale lembrar que no final de abril, o contrato que vence em junho, por exemplo, precificava queda de quase R$20,0 por arroba em relação ao valor da arroba naquela data. Em maio (21), o mercado futuro do boi gordo precifica alta de R$0,9 por arroba em relação à referência no físico. Isso reforça o movimento de recuperação no mercado futuro do boi gordo que, foi bastante pressionado entre a segunda metade de abril e a primeira metade de maio.

A Figura ilustra a evolução do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) para vencimento de maio e outubro de 2026, entre o novembro de 2025 e a parcial de maio de 2026 (21).

contratos futuros do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

E mudando de assunto, a relação de troca, que mede o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho, caiu em maio de 2026 para o menor patamar desde outubro de 2021.

A queda no preço do boi gordo em maio e o preço do bezerro nos patamares recordes históricos tem pressionado, para baixo, o poder de compra do pecuarista em 2026.

A quantidade de bezerros possíveis de serem adquiridas a partir da venda de um boi gordo de 2,04 na parcial de maio foi o menor para o período do ano desde 2021.

Como temos destacado no Farmnews é importante cautela em avaliar o mercado no curto prazo e não esquecer de avaliar os fundamentos de longo prazo.

E por falar em fundamentos de longo prazo, o Farmnws atualizou os dados do preço corrigido do boi gordo e do preço corrigido do bezerro que reforçam para a tendência de alta no longo prazo, apesar das quedas pontuais de curto prazo.

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!


Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttps://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares