spot_img

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Relação de troca: boi gordo compra menos bezerro em quase 5 anos

- Advertisement -

A relação de troca que mede o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho caiu em maio de 2026 para o menor patamar desde outubro de 2021.

A queda no preço do boi gordo em maio e o preço do bezerro nos patamares recordes históricos tem pressionado, para baixo, o poder de compra do pecuarista em 2026

Em maio de 2026, considerando a média até o dia 20, com o valor referente a venda de um boi gordo (Cepea) foi possível comprar, em média, 2,04 bezerros (Cepea, Mato Grosso do Sul). Esse foi o valor mais baixo desde outubro de 2021, como mostram os dados da primeira Figura.

A Figura apresenta os dados que mostram a quantidade de bezerros possíveis de serem compradas a partir do valor de um boi gordo de 20,0 arrobas, segundo dados do Cepea, entre janeiro de 2020 e a parcial de maio de 2026 (até o dia 20).

relação de troca
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

A relação de troca caiu em maio de 2026 devido a maior pressão de queda no preço do boi gordo, enquanto o valor do bezerro segue renovando a máxima histórica ao longo de maio.

O poder de compra do pecuarista e o custo da reposição do rebanho no mercado é um dos assuntos que tem sido muito debatido no Farmnews, especialmente nos ciclos pecuário de alta.

A quantidade de bezerros possíveis de serem adquiridas a partir da venda de um boi gordo de 2,04 na parcial de maio foi o menor para o período do ano desde 2021, como mostram os dados da segunda Figura.

É interessante observar também que a relação de troca caiu pelo quarto ano consecutivo nos meses de maio, ou seja, desde 2023 menos bezerros são comprados a partir da venda de um boi gordo e isso merece atenção.

Nos meses de maio, considerando os dados desde 2010, com um boi gordo foi possível comprar, em média, 2,30 bezerros com a venda de um boi gordo de 20,0 arrobas. A máxima para o período para um mês de maio, ao longo da série iniciada em 2010 aconteceu no ano de 2012 (2,64) e a mínima em 2021 (1,99).

A Figura apresenta os dados que mostram a quantidade de bezerros possíveis de serem compradas a partir do valor de um boi gordo de 20,0 arrobas, segundo dados do Cepea, nos meses de maio, entre 2010 e a parcial de 2026 (até o dia 20).

relação de troca
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

E mudando de assunto, o mercado futuro do boi gordo a partir da segunda metade de maio sinaliza um maior otimismo, especialmente para os meses finais de 2026. Isso porque os contratos futuros do boi gordo que vencem a partir de outubro voltaram a mostrar ágio mais expressivo em relação ao valor atual da arroba.

Os contratos futuros do boi gordo mais próximos do vencimento, por outro lado, deixaram de precificar queda e mostram uma tendência de relativa estabilidade para o curto prazo.

Como temos destacado no Farmnews é importante cautela em avaliar o mercado no curto prazo e não esquecer de avaliar os fundamentos de longo prazo.

E por falar em fundamentos de longo prazo, o Farmnws atualizou os dados do preço corrigido do boi gordo e do preço corrigido do bezerro que reforçam para a tendência de alta no longo prazo, apesar das quedas pontuais de curto prazo.

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!


Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttps://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares