sexta-feira, fevereiro 13, 2026
[bsa_pro_ad_space id=11]

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Futuro do boi gordo: posições em aberto sobem pela quinta semana consecutiva

O mercado futuro do boi gordo segue mais procurado pelo investidor na parcial da primeira metade de fevereiro, com os investidores aumentando o número de posições em aberto na B3.

O preço do boi gordo segue em alta e aumentando a perspectiva mais otimista para o ano de 2026. Inclusive o valor praticado em fevereiro voltou a ficar acima de R$340,0 por arroba, caminhando para renovar a máxima histórica no atual ciclo de alta, como temos destacado no Farmnews (clique aqui).

Essa alta no mercado físico tem impulsionado as cotações no mercado futuro do boi gordo, como tem a maior procura pelo investidor, embora a diferença entre o preço esperado e atual da arroba tenha diminuído sensivelmente ao longo da primeira metade de fevereiro. Isso porque o preço do boi gordo no mercado físico subiu mais que a expectativa futura de preço na B3 (clique aqui).

O fato é que o número de posições em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) subiu pela quinta semana consecutiva na parcial de fevereiro (12) e também alcançando o maior patamar desde o final de outubro (primeira Figura).

A Figura apresenta os dados do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) entre outubro (16) e fevereiro (12).

futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

A queda nas posições em aberto para o contrato que vence em fevereiro que já caminha para o final, foi mais que compensada principalmente pelo aumento da demanda pelos vencimentos entre março e maio, como destacam os dados apresentados na Figuras a seguir.

A Figura apresenta dados do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) para vencimento em fevereiro e março de 2026, entre o início de outubro de 2024 e a parcial de fevereiro (12).

futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

O número de contratos em aberto para o vencimento em março de 2026 foi o que apresentou a maior alta entre os dias 5 e 12 de fevereiro, com aumento de mais de 2,30 mil posições. No mesmo intervalo de tempo, o aumento das posições para os contratos que vencem em abril de 2026 foi modesto, de apenas 611 contratos e para maio de 2026 pouco mais de 1,10 mil contratos.

A Figura ilustra a evolução do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) para vencimento de abril e maio de 2026, entre o início de outubro e a parcial de fevereiro (12).

futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

Essa maior recuperação no preço do animal pronto para o abate frente a categoria de reposição em fevereiro de 2026 contribuiu para melhorar o poder de compra do pecuarista, embora o indicador siga muito desfavorável para a troca. Apesar da melhora em relação ao mês anterior, fruto da alta no preço do boi gordo, o poder de compra do pecuarista na parcial de 2026 foi o pior para um mês de fevereiro. Clique aqui e confira os dados!

Veja também que o preço do bezerro segue movimento de valorização em 2026, acumulando o sexto mês consecutivo de alta e próximo de renovar a máxima nominal histórica de abril de 2021. Clique aqui!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

 

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttps://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares