A crise do mercado de carnes e os riscos do pecuarista em foco!
Diante do atual cenário de fragilidade do mercado de carnes nacional o BNDES e o CNA buscam contribuir para a segurança do pecuarista.
O mercado de carnes brasileiro tem enfrentado um momento bastante turbulento em 2017. Em 90 dias a pecuária enfrentou as adversidades da Operação Carne Fraca (clique aqui), o acordo de leniência da JBS (clique aqui) e a suspensão da importação de carne fresca pelos EUA (clique aqui).
A JBS anunciou plano de desinvestimento de ativos visando reduzir as dívidas e arrecadar fundos. Confira mais detalhes (clique aqui)!
O presidente do BNDES propôs ao presidente da CNA a criação de um grupo para acompanhar a atividade do setor frigorífico, que vive uma situação de crise desde a delação premiada do empresário Joesley Batista, acionista controlador do grupo JBS.
Também participaram do encontro o presidente do Instituto CNA, Roberto Brant, e os presidentes das Federações da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Goiás. Em nome dos pecuaristas, eles se mostraram preocupados com a situação financeira do grupo JBS e com a estabilidade da cadeia produtiva da carne.
Frente a atual crise no mercado de carnes, as entidades defenderam uma solução para o problema do setor frigorífico que dê segurança ao produtor.
Basicamente, o presidente do BNDES e os representantes do Sistema CNA propõem que a JBS volte, o mais rapidamente possível, a um quadro de normalidade econômica e de excelência em governança empresarial. Como se sabe, o BNDES é o segundo maior acionista da empresa, com 21,32 % de participação acionária.
Os representantes da CNA consideram necessário separar a empresa de seus controladores atuais. O Farmnews inclusive destacou o assunto da importância de avaliar as atitudes de controladores e controladores de uma empresa independentemente (clique aqui).
Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, “a empresa é importante no contexto da indústria frigorífica e é fundamental que sua estrutura seja preservada”.
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!