Preço corrigido do bezerro, o que os dados históricos sugerem para 2023?
O Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do bezerro em um período de mais de 10 anos, entre 2010 e a parcial de abril de 2023.
Afinal, como o preço da categoria de reposição tem se comportado no longo prazo, quando corrigido pelo indicador de inflação (IGP-M) e o que esses dados sugerem?
E antes de apresentar dados do preço do bezerro corrigido pela inflação, vale lembrar que na parcial de abril de 2023, o preço do bezerro caminha para a primeira valorização após 8 meses consecutivos de queda. E por falar nisso, o Farmnews atualizou os dados da variação do preço do bezerro, destacando para a primeira alta mensal na parcial em abril desde julho de 2022. Clique aqui e confira!
O fato é que uma das principais dúvidas sobre o mercado de reposição é: será que o preço do bezerro encontrou um fundo, após quedas sucessivas ao longo dos últimos anos, desde a máxima de abril de 2021?
A primeira Figura abaixo nos ajuda a interpretar o que tem acontecido com o preço do bezerro corrigido pela inflação no longo prazo. Claro, as interpretações variam, mas os dados históricos sugerem que possivelmente alcançamos esse fundo ou estamos muito perto desse fundo. Os dados históricos nos dizem muito sobre o ciclo pecuário e a primeira Figura ilustra bem os movimentos cíclicos de preço, entre fundos e topos e ao que tudo indica, caminhamos para um período de relativa estabilidade em 2023. Pelo menos essa é nossa expectativa!
A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), corrigido pelo IGP-M (mar-23), avaliado em Reais por cabeça, entre janeiro de 2010 e a parcial de abril de 2023 (dia 14).
Avaliando os dados históricos do preço corrigido do bezerro, a expectativa é que os preços apresentem maior estabilidade em 2023.
O preço médio do bezerro corrigido pela inflação nos primeiros 3 meses do ano acumulou o segundo ano consecutivo de queda (segunda Figura). Em outras palavras, o preço médio do bezerro no 1º trimestre caiu frente ao mesmo período do ano anterior tanto em 2022 como em 2023. Inclusive, em 2023, alcançou o menor valor médio para um 1º trimestre do ano desde 2019. É importante destacar também que a queda nos 3 primeiros meses de 2023 frente ao mesmo período de 2022 foi de 18,1%, a maior da série dos últimos 10 anos.
A Figura abaixo apresenta o preço médio do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), corrigido pelo IGP-M (mar-23), avaliado em Reais por cabeça, no 1º trimestre, de 2014 e 2023.
Em 2023, embora o preço médio esteja muito abaixo do praticado no mesmo período dos anos anteriores, como visto pelas Figuras acima, dentro do ano o valor da categoria caminha para um movimento de recuperação (terceira Figura). Vamos acompanhar e atualizar os dados para avaliar se essa expectativa de uma maior estabilidade se confirma ao longo do ano!
A Figura mostra o comportamento nominal do preço mensal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), avaliado em Reais por cabeça, entre 2019 e a parcial de abril de 2023 (dia 14).
E mudando de assunto, o preço do boi gordo segue acumulando perda maior que a carne bovina no atacado em 2023, pelo menos até março. Clique aqui e confira os dados!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!!