Mercado

Preço corrigido do bezerro: queda no ciclo de baixa atual maior que anterior

O Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do bezerro entre 2010 e a parcial de agosto de 2023.

O preço do bezerro em 2023, corrigido pela inflação (IGP-M), já caiu mais que a mínima observada na baixa do ciclo pecuário de longo prazo anterior, em 2018, como ilustra a primeira Figura abaixo.

A Figura a seguir apresenta a evolução do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), corrigido pelo IGP-M de julho de 2023, em Reais por cabeça, entre janeiro de 2010 e a parcial de agosto de 2023.

preço corrigido do bezerro
Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

O preço corrigido do bezerro caiu 36,1% frente a máxima de 2021, perda maior que a observada no ciclo de baixa anterior, em 2018, quando a categoria desvalorizou 32,8% comparado a máxima de 2015.

Os dados indicam que provavelmente o ciclo de queda esteja chegando ao fim. Claro, mais quedas podem acontecer, já que 2023 tem sido um ano pressionado, com uma safra mais atrasada que o habitual e uma oferta de vacas para o abate em alta.

No ano de 2023, o preço do bezerro acumulou queda menor que o boi gordo, o que inclusive tem pressionado a reposição do rebanho, especialmente em agosto que alcançou a pior troca desde o final de 2021. Clique aqui e compare a evolução do preço do bezerro, boi gordo e a inflação medida pelo IGP-M

Diante desse cenário de maior queda no preço do animal pronto para o abate, o indicador de arrobas de boi gordo por bezerro subiu em agosto de 2023 para o maior patamar desde o final de 2021. Clique aqui e confira!

Acompanhe - O Farmnews indica!

No curto prazo, o preço do boi gordo tanto no mercado futuro como no físico segue na mínima de 2023 em agosto. Clique aqui e confira os dados!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo