quarta-feira, dezembro 3, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço corrigido do boi gordo: dados atualizados até novembro de 2025

O Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do boi gordo entre 2010 e novembro de 2025.

O preço do boi gordo embora tenha ficado praticamente estável em novembro, acumulando leve alta frente ao valor que encerrou outubro (clique aqui), voltou a ficar abaixo do valor praticado no mesmo período do ano anterior (primeira Figura), o que não acontecia há 15 meses.

O Farmnews também comparou o preço do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de novembro, entre 2018 e 2025, em moeda nacional (clique aqui) e em dólares (clique aqui).

A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, ao longo de 2024 e 2025.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

Apesar de pontualmente abaixo do valor praticado em novembro de 2024, o preço do animal pronto para o abate acumulou o quarto mês consecutivo de valorização em novembro de 2025 (segunda Figura). No entanto, a alta observada ao longo dos meses foi pequena, mas suficiente para aproximar o preço do boi gordo da máxima nominal histórica.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do preço médio nominal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, entre janeiro de 2010 e novembro de 2025.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

E como também temos destacado no Farmnews, apesar da relativa estabilidade do boi gordo, o potencial de valorização é grande para 2026. O preço do bezerro segue em alta e renovando a máxima em 2025 (clique aqui), o que mantém a expectativa para a consequente redução do ritmo de abate de fêmeas e o ajuste, para baixo, na oferta de animais terminados.

Além da esperada redução na oferta de animais para o abate em 2025, a demanda por carne bovina deve seguir aquecida, especialmente a internacional. E por falar no assunto, a exportação recorde em 2025 (clique aqui) deve seguir firme também em 2026, apesar das incertezas com relação a China, como temos discutido no Farmnews (clique aqui) e a entrada de novos países compradores, como a Indonésia (clique aqui), Vietnã e o aumento da demanda de países da UE (clique aqui), EUA (clique aqui) etc.

Apesar dos patamares próximos da máxima nominal, o preço corrigido do boi gordo em 2025 segue distante dos valores alcançados no ciclo de alta anterior, quando considerando a inflação (IGP-M) alcançou valores próximos de R$370,0 por arroba.

Como ilustram os dados da terceira Figura, o preço corrigido do boi gordo no ciclo de alta anterior alcançou patamares muito acima do atual e, algo que também chama a atenção é a volatilidade. Mesmo no ciclo de alta, os preços oscilam e aumentam a importância de planejamento e gestão de risco. Mas o fato é que mesmo em um movimento de valorização de longo prazo, oscilações acontecem! E isso temos ressaltado continuamente no Farmnews. É preciso estar atento aos fundamentos!

A Figura a abaixo apresenta a evolução do preço do boi gordo (Cepea), corrigido pelo IGP-M de novembro de 2025, em Reais por arroba, entre janeiro de 2010 e novembro de 2025.

preço corrigido do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea e FGV (elaborado por Farmnews)

O preço corrigido do boi gordo em novembro de 2025 caiu frente ao mesmo período de 2024, assim como aconteceu com a média nominal e, segue distante da máxima para o período do ano, de 2020 (quarta Figura). Lembrando que a pecuária tem apresentado ciclos ascendentes de alta, o que reflete uma realidade global de escassez de oferta e demanda por carne bovina em alta. Comentamos do preço recorde da carne bovina no varejo do Reino Unido (clique aqui), assim como temos discutido os patamares históricos de preço da carne bovina nos EUA.

A Figura a abaixo apresenta a evolução do preço do boi gordo (Cepea), corrigido pelo IGP-M de novembro de 2025, em Reais por arroba, nos meses de novembro, entre 2010 e 2025.

preço corrigido do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea e FGV (elaborado por Farmnews)

O importante é destacar que o mercado futuro do boi gordo (B3) precifica alta no preço da arroba para 2026, especialmente ao longo da segunda metade do ano, com o valor esperado em torno de R$350,0 para outubro. Claro, ainda é cedo para projetar preço para 2026, ainda mais para os vencimentos mais distantes e ainda de menor liquidez. No entanto, a expectativa é de valorização. O quanto esperar, isso é difícil projetar, mas a expectativa é de alta. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews também atualizou os dados do preço corrigido do bezerro entre 2010 e novembro de 2025. Clique aqui e confira os dados!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares