Preço do boi gordo e fertilizante: variação e poder de compra em 2024
O Farmnews atualizou os dados que mostram a variação do preço do boi gordo e do valor do fertilizante importado pelo Brasil até março de 2024.
Vale destacar que o preço médio importação de fertilizantes pelo Brasil caiu em março de 2024 frente ao mês anterior e essa queda foi maior que a perda observada para o boi gordo no período.
O preço médio de importação de fertilizantes pelo Brasil caiu em março de 2024, alcançando o menor patamar desde o final de 2021. Clique aqui e confira os valores médios mensais desde janeiro de 2018.
E com a maior queda no preço de importação das matérias-primas frente ao boi gordo, a quantidade de média de fertilizante possível de ser importada com uma arroba voltou a melhorar (primeira Figura). É importante ressaltar que essa comparação que mostra o potencial de compra de uma arroba de boi gordo é feita com o preço médio de importação. Em outras palavras, falamos aqui do potencial teórico de compra, já que o comportamento de preço dos insumos no varejo poder ser outro.
A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do indicador que mede a quantidade de fertilizante possível de ser importada a partir do preço de uma arroba de boi gordo (Cepea), entre janeiro de 2020 e março de 2024.
O poder de compra do pecuarista foi de 158,5kg de fertilizante importado por arroba de boi gordo em março de 2024 foi o maior para o período desde 2021. Apesar da alta frente a março dos anos anteriores, a relação de preço da arroba do boi gordo deixou se apresentar uma recuperação mais significativa ao longo dos últimos meses em virtude de um mercado do boi gordo mais pressionado.
Vale ressaltar que entre janeiro de 2018 e março de 2024, o preço do boi gordo (Cepea) acumulou alta de 58,9%, enquanto no mesmo período o preço médio de importação das matérias-primas subiu 76,8% (segunda Figura).
A Figura ilustra a variação acumulada do preço nominal do boi gordo (Cepea) e do valor médio de importação de fertilizantes pelo Brasil, avaliado em Reais, entre 2018 e fevereiro de 2024.
A variação acumulada do preço de importação do fertilizante voltou a se aproximar do boi gordo, após o forte descolamento em 2022, quando o valor médio das matérias-primas chegou a acumular alta próxima de 400,0% frente a 2018, muito superior ao ganho máximo do boi gordo ao longo da série (segunda Figura).
O Farmnews também atualizou os dados do preço da ureia importada pelo Brasil, nos meses de março, entre 2018 e 2024. Clique aqui e confira!
E o preço do cloreto de potássio importado pelo Brasil caiu em março de 2024 alcançou o menor valor para o período desde junho de 2021. Clique aqui e confira os dados mensais desde 2018!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!