O Farmnews comparou o preço do boi gordo nos meses de novembro e dezembro em 10 anos, entre 2015 e 2024.
Afinal, quanto o preço do boi gordo nos meses de dezembro tradicionalmente varia em relação a novembro e como ele evoluiu ao longo do período do ano na última década?
O fato é que o preço do boi gordo embora tenha acumulado o quarto mês consecutivo de valorização na parcial de novembro (primeira Figura), voltou a cair frente ao valor nominal observado no mesmo período do ano anterior (novembro de 2024). Aliás, isso não acontecia desde julho de 2024.
O importante é reforçar que essa queda em novembro de 2025 frente a novembro de 2024 não quer dizer que o cenário de preço tende a se inverter, como temos destacado no Farmnews. A perspectiva é de preços firmes, especialmente em 2026 e os fundamentos do mercado fortalecem essa tendência, apesar da maior volatilidade e especulação no curto prazo. O preço da reposição inclusive segue nos patamares mais altos de 2025 e isso merece atenção (clique aqui)!
A Figura apresenta os dados médios nominais do preço do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, entre janeiro de 2020 e a parcial de novembro de 2025 (até o dia 21).

O importante é avaliar que em média, considerando os dados de 10 anos, de 2015 a 2024, o preço do boi gordo em dezembro foi 1,5% acima do praticado nos meses de novembro.
No entanto, em 2024 o preço médio do boi gordo em dezembro caiu em relação a novembro (segunda Figura). Em 2025 o mercado futuro, embora volátil e bastante especulado, precifica valores muito próximo em dezembro de 2025 frente a referência no físico em novembro (21). Isso porque o mercado futuro do boi gordo (B3) apresenta uma expectativa de preço de R$322,6 por arroba para dezembro de 2025 (clique aqui), valor muito próximo da média parcial de novembro e também do observado em dezembro de 2024.
A Figura compara os valores médios nominais do preço do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, nos meses de novembro e dezembro, entre 2015 e a parcial de 2025.

E por falar em mercado futuro, os dados da B3 apresentaram muita oscilação ao longo de novembro, com uma forte queda na primeira metade do mês e uma recuperação, ainda que parcial, após o fim do imposto adicional para a carne bovina exportada do Brasil para os EUA (clique aqui).
O preço médio nominal do boi gordo em dezembro de 2024 renovou a máxima para o período do ano e em 2025 a expectativa é que nova máxima possa ser alcançada, mas sem exageros. Vamos acompanhar!
A Figura apresenta os dados médios nominais do preço do boi gordo (Cepea) nos meses de dezembro, entre 2015 e 2024, em Reais por arroba.

O mercado futuro do boi gordo voltou a ficar mais procurado, com os investidores com maior demanda para o contrato com vencimento em dezembro de 2025. Clique aqui e confira!
E mudando de assunto, você sabe em quais meses do ano a China mais importa carne bovina do Brasil? O Farmnews avaliou a média mensal de embarque de carne bovina brasileira pelos chineses dos últimos 10 anos, ou seja, o valor médio de compra ao longo de cada mês do ano entre 2015 e 2024. Clique aqui e confira!
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!




