Preço do boi gordo nos meses de junho, de 2006 a parcial de 2023
O Farmnews atualizou os dados do preço do boi gordo nos meses de junho, entre 2006 e a primeira quinzena de 2023.
O preço do boi gordo em junho segue pressionado (primeira Figura) e acumulou a maior queda entre os meses de junho, na parcial de 2023, em uma série de dados iniciada em 2006. Contudo, apesar da forte perda, a perspectiva para a segunda metade do ano é positiva e os dados do mercado futuro do boi gordo começam a precificar um maior otimismo para a entressafra.
O preço futuro do boi gordo seguiu o movimento de recuperação e alcançou, na parcial de junho, (16) o maior valor desde o fim da primeira metade de maio. Clique aqui e confira!
A Figura apresenta o preço médio nominal da arroba do boi gordo (Cepea), nos meses de junho, entre 2006 e a parcial de 2023, até o dia 16.
O preço da arroba do boi gordo apresentou média nominal na parcial de junho de 2023 de R$244,8, o menor valor para um mês de junho desde 2020 (R$209,6) e acumulando a primeira queda entre os meses de junho desde 2017, como ilustra a segunda Figura abaixo.
O Farmnews também apresentou os dados que mostram a evolução do preço corrigido do boi gordo entre 2010 e a parcial de junho de 2023. Clique aqui e confira!
A Figura mostra a evolução da variação mensal do preço nominal da arroba boi gordo (Cepea), entre os meses de junho, de 2006 a parcial de 2023, até o dia 16.
O preço do boi gordo acumulou a maior queda entre os meses de junho, em 2023, com perda de 23,1% frente a 2022.
O valor médio praticado em junho de 2023, até o dia 16, foi o menor valor mensal desde agosto de 2020, como destaca a terceira Figura. Por outro lado, é interessante observar que em nenhum ano ao longo da série apresentada na Figura acima o preço da arroba do boi gordo caiu entre os meses de junho por 2 anos consecutivos. O que chama a atenção também é que os movimentos de alta são muito maiores que os de queda, o que reforça o comportamento de alta do mercado pecuário no longo prazo.
A Figura apresenta o preço médio nominal da arroba do boi gordo (Cepea), entre janeiro de 2020 e a parcial de junho de 2023, até o dia 16.
E como mencionado, à parte da pressão negativa nos preços do mercado pecuário nos primeiros 6 meses de 2023, o mercado espera um cenário mais favorável ao pecuarista no segundo semestre do ano, impulsionado pela retomada das exportações de carne bovina, como já foi observado em maio (clique aqui) e a diminuição da oferta de animais para o abate. Além disso, ainda há uma perspectiva de melhora do consumo de carne bovina no mercado interno. Vale mencionar, nesse contexto, que o preço do animal pronto para o abate acumulou queda muito superior à observada para a carne bovina no varejo.
O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo e da carne bovina no atacado e no varejo, entre 2022 e a parcial de 2023, até maio. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!