Preços do boi gordo iniciam agosto com recuperação!
Os preços do boi gordo têm registrado altas diárias neste início de agosto.
Conforme colaboradores do Cepea, a oferta de animais para abate diminuiu entre o final de julho e o início deste mês, fato que pode estar atrelado à retomada das aquisições por parte do maior player do mercado brasileiro de boi gordo.
Além disso, como grande parte dos lotes engordados para o início de entressafra já foi negociada, frigoríficos têm elevado os valores oferecidos ao pecuarista a fim de conseguir novas efetivações.
No dia 2 de julho, o Indicador Esalq/BM&FBovespa do boi gordo fechou a R$ 127,08, alta de 1,13% frente ao dia 26 de julho. Já no acumulado de julho, o Indicador registrou queda de 0,81%.
A Figura a seguir apresenta o comportamento diário dos preços do boi gordo ao longo de 2017, segundo indicador Esalq/BM&FBovespa.
Apesar do comportamento de preços do boi gordo ainda ser de baixa no ano, a Figura acima já destaca um movimento de recuperação nos últimos dias.
Esse movimento pode ser melhor ilustrado a partir da Figura abaixo que apresenta os preços médios mensais do boi gordo nos últimos anos.
Os dados mostram que a parcial média de preços do boi gordo em agosto de 2017 ainda está bem abaixo dos valores praticados no mesmo período de 2016 e 2015. No entanto, já está melhor que a média observada no mês anterior (julho de 2017).
Vale lembrar que diante do atual cenário de fragilidade do mercado de carnes nacional o BNDES e o CNA buscam contribuir para a segurança do pecuarista (clique aqui e saiba mais).
O mercado de carnes brasileiro tem enfrentado um momento bastante turbulento em 2017. Em 90 dias a pecuária enfrentou as adversidades da Operação Carne Fraca (clique aqui), o acordo de leniência da JBS (clique aqui) e a suspensão da importação de carne fresca pelos EUA (clique aqui).
A JBS anunciou plano de desinvestimento de ativos visando reduzir as dívidas e arrecadar fundos. Confira mais detalhes (clique aqui)!
Adaptado de Cepea.
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!