quinta-feira, novembro 27, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Mercado futuro do boi gordo: B3 precifica ágio para o início de 2026

O mercado futuro do boi gordo mantém a expectativa de relativa estabilidade frente ao físico para dezembro.

O fim da tarifa adicional da carne exportada do Brasil para os EUA (clique aqui) e o adiamento da investigação que pode afetar a importação de carne bovina para a China (clique aqui) não foram suficientes para manter uma recuperação mais consiste no preço do animal pronto para o abate, pelo menos até o momento (final de novembro).

O mercado físico do boi gordo segue mais estável, ao contrário do futuro, mais volátil e acumulando queda ao longo do mês. Pois é, mas apesar da estabilidade em novembro (frente ao valor que encerrou outubro), o preço médio do boi gordo em novembro caiu em relação ao valor nominal observado no mesmo período de 2024. É importante destacar que essa queda foi a primeira na base anual de comparação em 15 meses (clique aqui).

E embora o mercado futuro do boi gordo precifique uma leve queda em relação ao físico para dezembro, o cenário é diferente para o início de 2026, com o valor esperado do boi gordo para janeiro a maio acima da referência no físico (primeira Figura).

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre novembro de 2025 e maio de 2026, em Reais por arroba, no dia 26 novembro, considerando os valores do ajuste.

mercado futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

O fato é que o mercado futuro do boi gordo segue mais pressionado, para baixo, quando comparado ao físico em novembro (segunda Figura).

Isso porque em relação ao valor que encerrou outubro, o  preço do boi gordo (Datagro) subiu 0,6% na parcial de novembro (26). Por outro lado, todos os demais contratos com vencimento em aberto na B3 caíram, com destaque ao vencimento de dezembro, mais pressionado.

A Figura apresenta a variação do preço do boi gordo (Datagro) e dos contratos futuros do boi gordo na B3 entre novembro (26) e o final de outubro.

mercado futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

Pois é, a expectativa de preço do boi gordo em patamares mais altos em dezembro parece que não deve se confirmar, pelo menos de acordo com os dados da B3. Mas essa é a expectativa pode mudar e é importante estar atendo diante de um cenário de alta volatilidade.

O importante, como temos comentado, é avaliar os fundamentos do mercado, especialmente no longo prazo, para que os movimentos pontuais de curto prazo não comprometam ou aumentem ainda mais a insegurança do pecuarista. Vamos estar atentos ao momento do ciclo pecuário de longo prazo!

O Farmnews inclusive comparou os dados do bezerro e do boi gordo ao longo de 2025 (clique aqui), mostrando que o descolamento da categoria de reposição é algo que merece atenção.

O importante é destacar que além da relação de troca em 2025 voltar aos patamares mínimos, a expectativa é de uma alta ainda mais consistente do bezerro em 2026 e 2027, como temos comentado. Nesse contexto, o que esperar do poder de compra do pecuarista? Clique aqui e confira!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares