Mercado

Compare o preço do boi gordo, bezerro, milho e soja no curto e médio prazos

O Farmnews comparou os dados da variação do preço do boi gordo, bezerro, milho e da soja, tanto no curto como no médio prazo.

Afinal, qual das commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews acumulou a maior valorização ao longo dos últimos anos? Vamos comparar os dados no curto prazo (entre 2020 e a parcial de 2023) e no médio prazo (desde 2018).

Alguns de nossos leitores nos tem solicitado esse comparativo para diferentes intervalos de tempo e, por mais que possamos discutir as possíveis “datas de corte”, vamos aqui estabelecer um período de curto prazo, desde 2020 que seria um momento pré-COVID-19 e um cenário que chamamos de médio prazo, considerando um período de pouco mais de 5 anos, desde 2018.

Então, vamos lá. As Figuras a seguir comparam a variação mensal acumulada do preço do boi gordo, bezerro, milho e a soja, sendo a primeira Figura, entre 2020 e a parcial de março de 2023 e a segunda Figura comparando os dados desde o início de 2018.

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), milho (Cepea) e da soja (Cepea, Paranaguá-PR) entre janeiro de 2020 e a parcial de março de 2023 (até o dia 22).

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço do boi gordo, entre 2020 e a parcial de março de 2023 foi o que acumulou a menor alta comparado ao bezerro, milho e a soja.

Isso porque entre janeiro de 2020 e a parcial de março de 2023 (dia 22), o preço do boi gordo (Cepea) acumulou ganho de 42,9%, menor que o do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), que apresentou alta de 47,5% e muito abaixo do milho (67,4%) e especialmente da soja (90,2%).

Acompanhe - O Farmnews indica!

A Figura abaixo ilustra a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), milho (Cepea) e da soja (Cepea, Paranaguá-PR) entre janeiro de 2018 e a parcial de março de 2023 (até o dia 22).

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Avaliando os dados desde janeiro de 2018, o boi gordo também segue com a menor valorização acumulada, com alta de 88,2%, seguido do bezerro com ganho de 105,1%. Já o milho e a soja seguiram com maior alta, sendo o destaque o milho que subiu 161,5% entre janeiro de 2018 e a parcial de março de 2023. A soja acumulou alta de 131,4% no período.

O importante é destacar que nos 2 cenários avaliados o preço do boi gordo segue com a menor alta acumulada no período, perdendo para a valorização do bezerro e dos grãos.

Vale lembrar que em 2023 especificamente o preço da soja segue acumulando a maior perda (clique aqui), mas, quando avaliando um período maior de tempo é a pecuária e principalmente o boi gordo que seguem perdendo.

E por falar no preço do boi gordo, o Farmnews discutiu o comportamento e a perspectiva para o ano de 2023. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo