Ágio do bezerro em relação ao boi gordo: dados de 2015 a 2020!
O Farmnews apresenta os dados médio do ágio do bezerro em relação ao boi gordo de 2015 a parcial de 2020.
Afinal, como evoluíram os dados do ágio da arroba do bezerro frente a do boi gordo ao longo dos últimos anos?
Pois é, temos destacado o movimento de valorização do bezerro em relação ao preço do animal pronto para abate, o que tem pressionado, para baixo, o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho. E o resultado desse movimento da maior alta do bezerro comparado ao boi gordo é o de um maior ágio entre as arrobas, como apresentado na Figura abaixo.
A Figura a seguir ilustra a evolução do ágio médio da arroba do bezerro em relação a do boi gordo, segundo dados do Cepea, entre janeiro de 2015 e julho de 2020.
O fato é que em 2020 o ágio do bezerro frente ao boi gordo voltou a subir forte e se aproxima dos maiores patamares desde 2015.
Vale lembrar que a relação de troca de bezerros por boi gordo em 2020 tem ficado próximo de 1,80 bezerros por boi gordo (clique aqui), o menor patamar desde 2015.
O ágio do bezerro em julho de 2020 foi de 38,1%, o maior valor em 4 meses (Figura). Isso porque entre fevereiro e março de 2020 o indicador ficou acima de 40,0%, o que não era visto desde 2015 como mencionado anteriormente.
O Farmnews apresenta os dados de preços da arroba do boi gordo em julho e agosto em 10 anos. Afinal, como variaram os preços do boi gordo entre julho e agosto na última década e, claro, a perspectiva para 2020? Clique aqui e confira os dados!
E, claro, temos ressaltado o fato que apesar do preço recorde do boi gordo, o bezerro tem superado a valorização do animal para abate. Isso tem pressionado o poder de compra do pecuarista na reposição do rebanho. E é importante destacar que o preço da arroba do bezerro superou a média mensal de R$300 pela primeira vez em julho de 2020, segundo indicador Cepea. Clique aqui e confira!
Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!