sábado, novembro 29, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Ágio do bezerro frente ao boi gordo inicia agosto em queda

O ágio do bezerro frente ao boi gordo iniciou agosto em queda, após alcançar o maior patamar para um mês de julho, em 2025.

O preço do boi gordo mostrou recuperação no início de agosto, voltando a ser cotado acima de R$300,0 por arroba, patamar perdido ao longo de julho. O mês de agosto começou confirmando a expectativa de valorização da arroba (clique aqui).

A recuperação no preço do boi gordo no início de agosto, não acompanhado pelo bezerro, foi refletida na queda do ágio da categoria de reposição em relação ao animal pronto para o abate frente ao mês anterior (primeira Figura).

No curto prazo, comentamos que a valorização preço da categoria de reposição ficou dependente da melhora da relação de troca que, alcançou o menor patamar para um mês de julho, em 2025. Clique aqui e confira os dados!

A Figura a seguir apresenta a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de agosto de 2025 (até o dia 6).

ágio do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Faarmnews)

O ágio do bezerro frente ao boi gordo foi de 30,2% na parcial de agosto de 2025, o menor desde abril, embora siga acima do valor observado em agosto de 2024.

Como temos comentado no Farmnews, a expectativa é de valorização da categoria de reposição (clique aqui), o que tende a manter o ágio frente ao animal pronto para o abate, em alta, assim como aconteceu no ciclo de alta anterior, como mostram os dados da segunda Figura.

A Figura a seguir apresenta o ágio médio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) nos meses de agosto, entre 2010 e a parcial de 2025 (até o dia 6).

ágio do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

É importante destacar também que ao longo da série, entre 2010 e 2025, o ágio médio do bezerro em relação ao boi gordo nos meses de agosto oscilou entre a mínima de 14,8% em 2022 e a máxima de 38,8% em 2015. O valor médio para um mês de agosto, no período, foi de 26,1%.

E mudando de assunto, a exportação de carne bovina in natura do Brasil somou 276,88 mil toneladas métricas em julho de 2025, o maior valor mensal da história e, superando o recorde anterior de outubro de 2024. Clique aqui e saiba mais! Apesar do recorde, a importação de carne bovina brasileira pelos EUA, foco de atenção ao longo de julho, diminuiu pelo terceiro mês consecutivo em julho de 2025, mesmo antes da implementação das tarifas adicionais aos produtos brasileiros. Clique aqui e confira os dados!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares