domingo, novembro 30, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Ágio do bezerro frente ao boi gordo no maior valor de 2025 em julho

O ágio do bezerro frente ao boi gordo alcançou o maior patamar de 2025 na parcial de julho, pressionado principalmente pela queda no preço do animal pronto para o abate.

O preço do boi gordo segue bastante pressionado em julho (clique aqui), fruto da maior oferta de animais para o abate. Nesse contexto, vale mencionar que a imposição de tarifas aos produtos brasileiros exportados para os EUA também refletiu no aumento da insegurança do pecuarista e, com isso, uma maior oferta de animais.

Aliás, a queda no preço do boi gordo tem sido inclusive maior que a observada para a categoria de reposição ao longo do mês (primeira Figura)., pressionando, para baixo, o poder de compra do pecuarista.

A queda no preço do boi gordo no mercado físico foi igualmente refletida no mercado futuro, com os contratos renovando a mínima e o vencimento de novembro, em especial, precificando queda em relação ao valor praticado no mesmo período de 2024 (clique aqui). Um período de insegurança que reflete em distorções, já que, ao nosso entender, a perspectiva de valorização da arroba não deve ser alterada, especialmente para os meses finais do ano.

A Figura apresenta a variação diária acumulada do preço do boi gordo (Cepea) e do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), ao longo de 2025.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O fato é que, na parcial de julho de 2025, o ágio do preço da arroba do bezerro frente ao boi gordo subiu em relação ao mês anterior, inclusive alcançando o maior patamar de 2025 (segunda Figura). Aliás, o ágio do bezerro de 33,0% na parcial de julho de 2025 foi o mais não apenas em 2025, mas o mais alto desde maio de 2024.

A Figura a seguir apresenta a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de julho de 2025 (até o dia 17).

ágio do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O ágio do bezerro frente ao boi gordo foi de 33,0% na parcial de julho de 2025 foi o maior de 2025 e também o mais alto para o período do ano desde 2021.

Como temos comentado no Farmnews, a expectativa de alta tanto do bezerro como para o boi gordo deve manter, pressionado, para cima, o ágio do bezerro, assim como observado no ciclo de alta anterior, ou seja, nos anos de 2020 e 2021 (terceira Figura).

A Figura a seguir apresenta o ágio médio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) nos meses de julho, entre 2010 e a parcial de 2025 (até o dia 17).

ágio do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

É importante destacar também que ao longo da série, entre 2010 e 2025, o ágio médio do bezerro em relação ao boi gordo nos meses de julho oscilou entre a mínima de 8,4% em 2022 e a máxima de 43,4% em 2015. O valor médio para um mês de junho, no período, foi de 25,8%.

O Farmnews também atualizou os dados históricos do ágio anual do bezerro frente ao boi gordo entre 2000 e a primeira metade de 2025. O ágio anual do bezerro frente ao boi gordo na parcial de 2025, até a primeira metade do ano, segue relativamente estável em relação a 2023 e 2024, apesar da expectativa de alta no indicador. Clique aqui e confira os dados!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares