Mitos e Verdades sobre as batatas pré-fritas congeladas
O Farmnews destaca para algumas mitos e verdades sobre as batatas pré-fritas congeladas.
E afinal, como saber se você está comendo uma porção de qualidade dentro ou fora de casa?
Queridinha de consumidores de todas as idades, as batatas fritas têm tantos fãs que existe até um museu em Bruxelas dedicado a elas. Porém, enquanto é uma grande paixão para muitos, há ainda quem as tenha como vilãs, sobretudo quando se trata das pré-fritas congeladas.
Para esclarecer os principais diferenciais dessa iguaria, preparamos a lista abaixo com mitos e verdades sobre o processo de fabricação, o modo de preparo adequado e o consumo dessas delícias:
1. As batatas congeladas não são feitas com ingredientes naturais.
Mito. Mesmo existindo opções em formatos moldados, como Smiles e Emoticons, o produto é feito da própria batata, que é apenas manipulada para ganhar novas formas ou cortes, aproveitando todas as partes do tubérculo no processo de fabricação. Essa padronização facilita também o momento do preparo final, garantindo que todas as batatas fiquem prontas ao mesmo tempo, sem o risco de algumas queimarem, enquanto outras ficam cruas.
2. Quem busca uma dieta equilibrada não deve consumir esse tipo de batata.
Mito. Basta ter moderação na frequência de consumo e no tamanho das porções de qualquer alimento ingerido para ter equilíbrio na dieta. Preparar um prato equilibrado com diversidade de nutrientes, legumes, verduras e proteínas, também conta pontos para manter a dieta em dia e deixar a batata frita compor uma refeição sem pesar na balança e na consciência.
3. Mesmo as batatas congeladas feitas ao forno são pré-fritas.
Verdade. Todas as batatas fritas preparadas com congelamento prévio passam por um processo rápido de fritura anterior que facilita o preparo na casa dos consumidores. A dupla fritura é inclusive um método usado por grandes Chefs para manter uma crocância superior. E não significa que essas sejam menos saudáveis do que as batatas preparadas em casa. Inclusive, o processo rápido e com imersão completa em óleo chega absorver menos gorduras que muitas frituras caseiras, que levam mais tempo de imersão incompleta no óleo.
4. As batatas congeladas possuem conservantes.
Parcialmente verdade. A maioria das versões no mercado não possuem. “O processo de pré-fritura a 175º C com o posterior congelamento em baixíssimas temperaturas é o que conserva nossas batatas por 18 a 24 meses antes do consumo final. Nossos produtos conseguem ser 100% batata e não levam nenhum conservante por isso”, diz Priscila Macedo, Gerente de Qualidade da McCain Brasil – empresa líder mundial no segmento de batatas pré-fritas congeladas. O importante aqui é ficar de olho nos rótulos e escolher produtos de qualidade.
5. As batatas devem ser descongeladas antes de irem ao forno.
Mito. As batatas congeladas devem ir do freezer direto para o forno, quando este é om modo de preparo indicado, para evitar que percam a consistência. “Nosso portfólio McCain Ao Forno é fabricado seguindo um processo especial que garante crocância e sabor mesmo em um modo de preparo sem fritura, adicionando também praticidade para o consumo em casa”, diz Victoria Gabrielli, Diretora de Marketing da McCain Brasil.
6. Batatas congeladas perdem o sabor natural.
Mito. Se a qualidade do alimento é observada desde o seu plantio, com a atuação de especialistas que cuidem do solo até o armazenamento do produto, aliando tecnologias que favoreçam o processo, é possível manter o alimento naturalmente gostoso mesmo após o seu congelamento.
7. Batatas congeladas têm prazo de validade.
Verdade. Em média, produtos congelados duram de 18 a 24 meses no freezer, mantidos a -18º C de temperatura. Verificar um prazo de validade válido antes de consumir e manter o armazenamento correto garantem um produto de qualidade de acordo com os padrões de cada fabricante.
E por falar em batatas pré-fritas congeladas, clique aqui e saiba como surgiu a indústria da batata processada no Brasil.
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!