Relação de troca de bezerros por boi gordo: dados mensais de 10 anos!
O Farmnews apresenta os dados mensais da relação de troca de bezerros por boi gordo ao longo da última década.
Afinal de contas, como tem evoluído o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho?
A Figura a seguir ilustra o comportamento da relação de troca de bezerros por boi gordo de janeiro de 2009 a setembro de 2018, segundo dados do Cepea/Esalq.
Vale destacar que a relação de troca de bezerros por boi gordo é avaliada considerando a referência do valor de um boi gordo pesando 16,5@, segundo dados do indicador Cepea/Esalq e do preço do bezerro, avaliado por cabeça, segundo dados do indicador Cepea/Esalq (base Mato Grosso do Sul).
Os dados revelam que ao longo de quase 10 anos a relação de troca de bezerros por boi gordo oscilou entre a mínima de 1,71 em maio de 2015 e a máxima de 2,53 em novembro de 2010.
Pois é, mas apesar da amplitude de variação entre o valor máximo e mínimo, há uma tendência de queda da relação de troca de bezerros por boi gordo. Contudo, é importante salientar que a relação de troca apurada em setembro de 2018 de 2,15 bezerros por boi gordo é a maior desde 2014.
É importante considerar também, com relação ao preço dos animais para reposição, o fato do ritmo de abate de vacas ter aumentado nos últimos anos, especialmente em 2017 e 2018, como discutido no Farmnews (clique aqui). Essa maior intenção de abater fêmeas tende a pressionar, para cima, os preços do bezerro nos próximos anos e, por consequência, diminuir a relação de troca e o poder de compra do pecuarista.
E por falar em preços do bezerro, clique aqui e confira a evolução de preços dos animais, em valores corrigidos, ao longo de quase 20 anos de história.
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!