Troca de boi gordo por milho no melhor patamar em 2 anos
O Farmnews destaca a relação de troca de boi gordo por milho nos últimos anos.
O objetivo é avaliar o poder de compra de milho do pecuarista que vende bois gordo. Em outras palavras, quantas sacas de milho é possível comprar a partir da venda de 1 arroba de boi gordo?
A Figura a seguir ilustra o comportamento da relação de boi gordo por milho desde 2007, segundo dados do Cepea/Esalq.
A relação de troca de boi gordo por milho em agosto de 2017, de 5,01 sacas por arroba é a maior do ano e também a mais alta desde agosto de 2015.
Isso quer dizer que o poder de compra do pecuarista em relação ao milho está no maior patamar dos últimos 2 anos.
A média da relação de troca de boi gordo por milho, avaliada desde 2007 está em 3,83 sacas por arroba. O valor atual (ago-17) é 30,7% superior a essa média histórica.
Vale lembrar que ao longo desses mais de 10 anos de história, o pico da relação de boi gordo por milho aconteceu em junho de 2015 e setembro de 2014, quando em ambos os meses atingiu o valor de 5,96 sacas por arroba.
Por outro lado, o menor patamar desta série foi observado em dezembro de 2007, quando atingiu 2,18 sacas por arroba.
A atual relação de boi gordo por milho é favorável para o confinador, já que sugere um menor custo na dieta.
E por falar em confinamento, confira o Informativo de Custos de Bovinos Confinados (ICBC).
O Farmnews destacou que a segunda edição do ICBC identificou redução de custos para os 3 modelos de confinamentos considerados, quando comparados os meses de julho e junho de 2017.
Os custos da diária-boi (CDB) reduziram 9,57%, 10,31% e 2,32%, para os confinamentos de São Paulo médio (CSPm), São Paulo grande (CSPg) e de Goiás (CGO), respectivamente (clique aqui e saiba mais).
Aliás, em junho de 2017, produtores de gado de várias regiões brasileiras começaram a enviar seus animais para o primeiro estágio de confinamento (clique aqui e saiba mais).
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!