Rotulagem da carne cultivada em laboratório segue em debate nos EUA
O debate em torno da rotulagem da carne cultivada em laboratório preocupa os pecuaristas nos Estados Unidos!
Duas organizações de pecuaristas nos Estados Unidos discutem o que chamar de carne cultivada em laboratório, e dentro desse debate, quem deve regular o produto no país.
O debate sobre qual agência deve regular a carne cultivada em laboratório ainda está aberto, ainda mais que o produto ainda está sendo desenvolvido.
A questão entre a National Cattlemen’s Beef Association (NCBA) e a US Cattlemen’s Association (USCA) é sobre o que chamamos de carne cultivada em laboratório e uma vez que o produto seja, de fato, chamado de “carne”, ele deveria ser regulado pelo USDA. No entanto, se o produto não for chamado de “carne”, passará para a Food and Drug Administration (FDA).
Atualmente, a inspeção de segurança de alimentos para produtos é dividida entre as agências, dependendo de como o produto é fabricado. Por exemplo, a pizza de calabresa é regulada pelo USDA porque contém carne, já uma pizza de queijo é inspecionada pelo FDA.
Algumas organizações da indústria de produtos de origem animal se manifestaram junto ao presidente Donald Trump, pedindo garantias de que o USDA seria o principal regulador de carne cultivada em laboratório.
As organizações que representam a indústria de produção animal defendem que o USDA deve aprovar todos os rótulos dos produtos para garantir que os produtos sejam o que eles dizem ser e evitar que os consumidores sejam enganados.
Em resposta, as empresas que defendem a carne cultivada em laboratório apoiaram a discussão sobre a regulamentação, mas questionaram se o USDA seja mais adequado do que o FDA para regular o produto.
O fato é que medidas devem ser implementadas para que superem a confusão do consumidor no mercado, reforçando a verdade na rotulagem e facilitando o diálogo entre as agências. O fato é que a proteína cultivada laboratório precisa ser rotulada pelo que é – um produto alimentar alternativo que não é carne.
O Farmnews inclusive destacou que os consumidores precisam saber que estão comprando carnes cultivadas em laboratório. Clique aqui e saiba mais do assunto!
Para acessar o artigo na íntegra, em inglês, clique aqui!
Adaptado do Drovers
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!