quinta-feira, janeiro 29, 2026
[bsa_pro_ad_space id=11]

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Em quais meses do ano a China mais importa carne bovina do Brasil?

Você sabe em quais meses do ano a China mais importa carne bovina do Brasil?

O Farmnews avaliou a média mensal de embarque de carne bovina brasileira pelos chineses dos últimos 10 anos, ou seja, o valor médio de compra ao longo de cada mês do ano entre 2015 e 2024.

Desconsideramos os dados parciais de 2025 para representar uma comparação justa com os meses de novembro e dezembro que ainda não tem informação. Por isso foram descartados os dados de 2025 até que tenhamos a informação completa do ano.

No entanto, vale destacar que a importação de carne bovina do Brasil pelos chineses renovou a máxima histórica em 2025. No acumulado até outubro de 2025 os chineses importaram o equivalente a 1,32 milhão de toneladas, valor 21,6% acima do observado no mesmo período de 2024 (1,08 milhão de toneladas). Entre 2015 e 2025 a compra de carne bovina brasileira pela China subiu mais de 2.000%, já que em 2015, até outubro, os embarques somaram 59,19 mil toneladas.

Aliás, o consumo de carne bovina na China tem crescido muito acima da capacidade de produção do país asiático, o que aumenta a necessidade de importação. Isso porque em 2017 a diferença entre a demanda e a oferta de carne bovina na China era de 0,88 milhões de toneladas em equivalente carcaça, ou seja, o país asiático necessitava exportar quase 1,00 milhão de toneladas para suprir sua demanda interna naquele ano. No ano de 2025 a expectativa é que a necessidade de importação de carne bovina pela China alcance patamares próximos de 4,00 milhões de toneladas. Clique aqui e saiba mais!

Pois é, mas apesar do forte aumento do ritmo de compra de carne bovina pelos chineses, tradicionalmente a importação do país cai nos últimos 2 meses do ano, período em que uma maior barganha sobre as condições comerciais é favorecida. Os rumores que a China tem buscado tornar mais rígida as regras de importação de carne bovina do Brasil têm sido comentadas e ao nosso entender, o momento é oportuno para isso.

Em 2024 (primeira Figura) a compra de carne bovina brasileira pelos chineses caiu em novembro e dezembro frente a outubro daquele ano. Em 2025 ainda não sabemos, mas o fato é que nos últimos meses do ano os chineses compram menos e isso favorece uma tentativa de pressionar, na busca por preços melhores.

A Figura apresenta os dados de importação de carne bovina in natura do Brasil pelos chineses, nos meses de outubro a dezembro, entre 2015 e a parcial de 2025, em mil toneladas, segundo dados da COMEX.

carne bovina do Brasil
Fonte: Dados da COMEX (elaborado por Farmnews)

O fato é que tradicionalmente o mês de setembro é quando a China mais importa carne bovina do Brasil. Pelos menos de acordo com os dados apurados ao longo dos últimos 10 anos (segunda Figura).

A Figura apresenta os dados médios de importação de carne bovina in natura do Brasil pela China, em cada mês do ano, em mil toneladas, entre 2015 e 2024, segundo dados da COMEX.

carne bovina do Brasil
Fonte: Dados da COMEX (elaborado por Farmnews)

Os dados médios entre 2010 e 2024 mostram que o mês de setembro concentra o período de maior compra de carne bovina do Brasil pelos chineses. Claro, aqui é importante mencionar que o ano de 2021 foi atípico (como mostram os dados da primeira Figura), já que o caso atípico de vaca louca no Brasil limitou as vendas nos meses entre outubro e dezembro daquele ano. Com isso, vamos apresentar, também, os dados, desconsiderando as vendas para a China no ano de 2021, para todos os meses (terceira Figura).

A Figura apresenta os dados médios de importação de carne bovina in natura do Brasil pela China, em cada mês do ano, excluindo 2021, em mil toneladas, entre 2015 e 2024, segundo dados da COMEX.

carne bovina do Brasil
Fonte: Dados da COMEX (elaborado por Farmnews)

O fato é que mesmo desconsiderando os valores de 2021 quando a exportação nos meses de outubro a dezembro, a diferença foi pequena e não alterou a tendência de queda nas vendas nos meses entre novembro e dezembro.

Claro, em 2025 isso pode ser diferente, afinal de contas, os dados preliminares de novembro sugerem que novo recorde de vendas deve ser alcançado em 2025 (clique aqui). Isso mostra que o ritmo de compra chines pode até diminuir em relação ao mês anterior, mas deve seguir subindo na base anual de comparação, ou seja, em relação ao mesmo período do ano anterior.

No entanto, é importante destacar que apesar das medidas que visam aumentar o poder de negociação em relação a carne bovina do Brasil, os países importadores são dependentes do Brasil. Temos ressaltado para o fato da carne bovina brasileira estar cada vez mais disputada no mercado internacional e o fim do “tarifaço” dos EUA a carne bovina importada do Brasil é uma demonstração clara disso (clique aqui).

E mudando de assunto, o Farmnews comparou o preço do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de novembro, entre 2018 e a primeira quinzena de 2025, tanto em moeda nacional (clique aqui) como em moeda americana (clique aqui).

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttps://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares