Mercado

Compare o preço do boi gordo, bezerro, milho e da soja entre 2020 e julho de 2024!

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo, bezerro, milho e da soja entre 2020 e julho de 2024.

A soja segue acumulando a maior alta entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews entre 2020 e a parcial de 2024, até julho (primeira Figura). Isso porque apesar da volatilidade e da queda nos últimos 2 anos, o preço do grão acumula alta de 58,0% desde o início de 2020.

O Farmnews também apresentou os dados do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de julho, de 2018 a 2024. Clique aqui!

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada do preço médio nominal do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), milho (Cepea) e da soja (Cepea, Paranaguá-PR) entre janeiro de 2020 e julho de 2024.

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do boi gordo acumulou alta de 18,8% entre janeiro de 2020 e julho de 2024, acima apenas do milho que subiu 12,0% no mesmo intervalo de tempo.

E por falar em boi gordo, o preço da arroba foi o destaque positivo de julho de 2024 (clique aqui), com perspectiva mais otimista para a segunda metade do ano (clique aqui). Contudo, o preço da arroba do animal pronto para o abate segue muito abaixo dos valores observado nos anos anteriores (Figura acima).

É interessante observar que desde 2020 a alta do boi gordo (Cepea) chegou a alcançar 78,6%, em março de 2022, alta menor que a alcançada pelo bezerro, milho e a soja, com picos de valorização que chegaram a 96,8%, 97,2% e 128,4%, respectivamente, em períodos diferentes ao longo da série (Figura)

Acompanhe - O Farmnews indica!

O bezerro, destaque de 2024, além de mais estável, sofreu pressão negativa entre junho e julho, principalmente devido a piora das condições das pastagens (clique aqui). No entanto, a categoria de reposição tende a apresentar um cenário de preço em alta e contribuir para a diminuição gradativa do ritmo de abate de fêmeas.

Vale destacar que o consumo esperado de carne bovina em 2024 deve subir e alcançar patamar recorde. E por falar no assunto, clique aqui e confira a expectativa da demanda mundial de carne bovina e por país consumidor.

O milho acumulou a menor alta, de 12,0% desde 2020 e também acumulando a maior perda em 2024. Apesar do cenário adverso, o mercado futuro do grão mostrou sinais de recuperação desde o final de julho (clique aqui), com o preço esperado para 2025 voltando a se aproximar de R$70,0 por saca.

Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo