Custos de produção de bovinos confinados em fevereiro de 2024
A edição nº 81 do Informativo Mensal do Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC), referente a fevereiro, mostra movimentações nos custos que demandam atenção por parte dos produtores.
Os custos aumentaram para as propriedades CSPm (0,72%) e CSPg (0,94%), enquanto CGO registrou uma redução de 2,08% em relação ao mês anterior. Considerando um período mais amplo, de fevereiro de 2023 a fevereiro de 2024, verificamos reduções no ICBC, atingindo -26,64%, -25,22% e -31,08% para CSPm, CSPg e CGO, respectivamente.
Figura 01. Variação dos índices de custos de bovinos confinados entre fevereiro de 2023 a fevereiro de 2024.
No que se refere aos custos de alimentação, destaca-se a redução significativa de 18,33% para o caroço de algodão em São Paulo. Em Goiás, houve uma diminuição de 11,48% no preço da soja, enquanto o preço do milho registrou um leve aumento de 0,94%. Em São Paulo, o milho apresentou uma elevação de 6,36%, enquanto a soja teve uma redução de 2,22%. Essas variações refletiram nos custos de alimentação, representando 69,56%, 68,49% e 72,22% dos custos da diária-boi (CDB) para CSPm, CSPg e CGO, respectivamente.
O custo de produção de bovinos confinados subiu em fevereiro de 2024 em São Paulo e mostrou queda em Goiás!
Além disso, é importante destacar os custos totais por arroba, que aumentaram para os confinamentos CSPm e CSPg, e diminuíram para o CGO no mesmo período:
A análise dos custos de alimentação revela um panorama diversificado em São Paulo e Goiás. Houve quedas de 24,90% e 20,25% nos custos do caroço de algodão, enquanto a polpa cítrica registrou aumentos de 56,76% e 33,33%, respectivamente. Enquanto o preço da soja permaneceu estável, o do milho subiu 3,28% em São Paulo. Em Goiás, o milho estagnou, enquanto a soja teve aumento de 9,47%. Essas variações refletiram diretamente nos custos de alimentação, representando 70,00%, 68,56% e 73,51% dos custos da diária-boi (CDB) para CSPm, CSPg e CGO, respectivamente.
Além disso, é importante destacar os custos totais por arroba, que aumentaram para os confinamentos CSPm e CSPg, e diminuíram para o CGO no mesmo período.
Figura 02. Custo total por arroba para os confinamentos, CSPm, CSPg e CGO, entre janeiro e fevereiro de 2024.
Apesar da queda no custo da diária, o custo total por arroba produzida subiu em fevereiro de 2024 frente ao mês anterior (jan-24), como mostram os dados da Figura acima.
Esses números reforçam a importância de o produtor conhecer seu próprio custo para tomar as decisões mais adequadas para o seu negócio. A análise detalhada dos custos, tanto da diária-boi quanto do custo total, é vital para garantir a rentabilidade e a sustentabilidade da atividade de confinamento de bovinos. A busca por informações precisas e atualizadas é fundamental para que os produtores possam tomar decisões estratégicas que otimizem seus resultados.
Mantenha-se informado e tome decisões embasadas para o sucesso de sua produção de bovinos confinados.
Esse trabalho é feito a partir de projeto de extensão conduzido pela equipe dos Indicadores de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) da FMVZ USP.
Thayla Valim; Renata de Mori; MSc. Rolando Pasquini Neto; Dr. Gustavo Sartorello e; Prof. Dr. Augusto Gameiro.
O Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!