Exportação de bovinos vivos do Brasil renova máxima histórica na parcial de 2024
A exportação de bovinos vivos do Brasil foi recorde no acumulado parcial de 2024, até setembro, superando a máxima anterior, de 2014.
Além da venda de carne bovina do Brasil para o exterior que renovou as máximas em 2024 (clique aqui), o mercado de exportação de bovinos vivos também segue quebrando recordes na parcial do ano (Figura).
E cabe destacar também que a exportação de carne bovina do Brasil caminha para um novo recorde em um mês de outubro, em 2024. Clique aqui!
A Figura ilustra a evolução da exportação de bovinos vivos do Brasil, em mil toneladas, no acumulado entre janeiro e setembro, de 2000 a 2024, segundo dados da COMEX.
A exportação de bovinos vivos do Brasil na parcial de 2024, até setembro, foi a maior da história para o período, superando o recorde anterior de 2014.
Isso porque entre janeiro e setembro de 2024 o Brasil comercializou 259,5 mil toneladas em bovinos vivos para o mercado internacional, valor 71,0% acima do praticado no mesmo período do ano anterior (151,7 mil toneladas) e novo recorde, superando o valor de 2014, quando naquele ano as vendas somaram 249,4 mil toneladas até setembro.
A Tabela a seguir apresenta os dados de exportação de bovinos vivos do Brasil entre janeiro e setembro, em faturamento, embarque e preço médio, de 2018 a 2024, segundo dados da COMEX.
O fato é que o ritmo de venda de bovinos vivos do Brasil segue em alta, acumulando o terceiro ano consecutivo de aumento, na parcial de 2024. Pois é, não é apenas a exportação de carne bovina que tem crescido forte em 2024. O mercado de bovinos vivos também tem acumulado forte recuperação no ano, contribuindo para o cenário de valorização do mercado pecuário no País.
E por falar em preço, no acumulado de 2024, até a primeira quinzena de outubro, o valor do boi gordo foi o destaque de alta, com valorização de quase 20,0% frente ao valor que encerrou 2023 e com ganho de mais de R$80,0 por arroba desde a mínima de 2024, em junho. Clique aqui e saiba mais do assunto!
Você sabia que o ritmo de compra chinês de carne bovina do Brasil tem ficado relativamente estável ao longo dos últimos 3 anos? Pois é, a compra chinesa diminuiu o ritmo de crescimento, mas as vendas do Brasil como um todo não, ou seja, outros países também estão comprando mais carne bovina do Brasil. Clique aqui e saiba mais do assunto!
Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!