Exportação de bovinos vivos segue em forte alta em 2024
A exportação de bovinos vivos do Brasil sobe forte e na parcial até agosto de 2024 foi 66,0% maior que a observada no mesmo período de 2023.
Pois é, além da venda de carne bovina do Brasil para o exterior em alta em 2024 (clique aqui), o mercado de exportação de bovinos vivos também tem apresentado números expressivos (primeira Tabela), acumulando alta pelo terceiro ano consecutivo, invertendo um período de que 3 anos de perdas.
Vale destacar também que no acumulado parcial de 2024, até a primeira metade de setembro, o boi gordo passou a ser o destaque positivo entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, superando o valor que encerrou 2023 e com forte recuperação desde a mínima do ano, em junho. Clique aqui e confira!
A Tabela a seguir apresenta os dados de exportação de bovinos vivos do Brasil entre janeiro e agosto, em faturamento, embarque e preço médio, de 2018 a 2024, segundo dados da COMEX.
A exportação de bovinos vivos do Brasil na parcial de 2024, até agosto, segue em forte alta, com valor muita acima do praticado no mesmo período dos anos anteriores, em receita e embarque.
O Brasil exportou 213,88 mil toneladas em bovinos vivos entre janeiro e agosto de 2024, valor 66,0% maior que o observado no mesmo período do ano anterior (128,85 mil toneladas). O fato é que o ritmo de venda de bovinos vivos do Brasil segue em alta, acumulando o terceiro ano consecutivo de aumento, na parcial de 2024 e no maior patamar do período ao longo da série, iniciada em 2018.
E apenas em agosto (segunda Tabela), a exportação de bovinos vivos do Brasil aumentou 69,3% frente ao mesmo período de 2023. Isso porque em agosto de 2024 o Brasil comercializou 51,11 mil toneladas em bovinos vivos, enquanto em agosto de 2023 o valor foi de 30,18 mil toneladas.
A Tabela a seguir apresenta os dados de exportação de bovinos vivos do Brasil nos meses de agosto, em faturamento, embarque e preço médio, de 2018 a 2024, segundo dados da COMEX.
É importante reforçar que o movimento de recuperação no preço do boi gordo no mercado físico tem reflexo na alta das cotações também no mercado futuro. O preço futuro do boi gordo projeta valores acima de R$260,0 por arroba para outubro e em torno de R$270,0 por arroba para janeiro de 2025 (clique aqui) na parcial de setembro. A menor oferta de fêmeas para o abate, somado a demanda mais aquecida nos últimos meses do ano devem favorecer o movimento de alta dos preços do boi gordo.
Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!