O mercado futuro do boi gordo segue com menos posições em aberto no primeiro mês de 2026, mas com a procura pelo investidor pouco a pouco aumentando.
No início de janeiro (8), o número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) apresentou forte queda frente ao final de dezembro (26). No entanto, no final da primeira metade de janeiro (15), a procura do investidor voltou a aumentar, ainda que de modo lento, como mostram os dados da primeira Figura abaixo.
Como destacamos anteriormente, é comum que no início de cada ano o número de contratos em aberto na B3 caia, com os investidores em compasso de espera e avaliando as perspectivas ao longo do ano (clique aqui). E além da menor liquidez, como o cenário de curto prazo é mais incerto principalmente devido a decisão chinesa de impor tarifa adicional ao que exceder o limite de cota de exportação de carne bovina brasileira (clique aqui), o mercado futuro segue mais pressionado em janeiro (clique aqui).
Vale mencionar também que o preço do bezerro foi o único destaque positivo nos primeiros quinze dias de 2026, entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, enquanto a soja foi o negativo. Clique aqui e confira os dados!
A apresenta os dados do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) entre outubro (16) e janeiro (15).

A procura pelos contratos com vencimento nos primeiros meses de 2026 segue subindo, com exceção do vencimento para janeiro (segunda Figura). Pois é, o contrato para vencimento em janeiro apresentou queda na primeira metade de 2026, como esperado, enquanto os demais vencimentos apresentaram aumento de demanda, mas ainda em valores absolutos mais modestos.
A Figura apresenta dados do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) para vencimento em janeiro e fevereiro de 2026, entre o final de julho e a parcial de janeiro (15).

O número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo voltou a subir no final da primeira quinzena de 2026, embora ainda em patamares muito abaixo do que foi observado no final de 2025.
Os contratos para vencimento a partir de fevereiro apresentaram maior procura no final da primeira quinzena de janeiro, compensando a queda nos contratos em aberto que vencem em janeiro. O contrato para vencimento em fevereiro de 2026, por exemplo, subiu de 8.701 posições em aberto em janeiro (8) para 11.523 em janeiro (15).
Os contratos para vencimento entre março e maio de 2026 (terceira Figura) também seguem mais procurados, embora esse aumento de demanda deva ser sensivelmente maior com ao longo das próximas semanas.
A Figura ilustra a evolução do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) para vencimento entre março e maio de 2026, entre o início de outubro e a parcial de janeiro (15).
Como temos destacado, enquanto o preço do boi gordo em 2026 permanece mais pressionado diante das incertezas de curto prazo relacionadas principalmente a China (clique aqui), o preço do bezerro iniciou o ano em patamares acima do observado no mesmo período do ano anterior e, com tendência de alta (clique aqui).
Essa maior pressão negativa no preço do animal pronto para o abate resultou no aumento da quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro foi a maior para um mês de janeiro na parcial de 2026. Clique aqui!
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!



