O preço futuro do boi gordo voltou a cair forte em novembro (24), com o vencimento de dezembro novamente abaixo do físico.
Os contratos futuros do boi gordo voltaram a cair, após a forte alta devido a suspensão da tarifa adicional de 40,0% sobre a carne bovina exportada do Brasil para os EUA (clique aqui).
Aliás, os dados parciais da exportação de carne bovina brasileira no acumulado dos primeiros 14 dias úteis de novembro já confirmaram novo recorde para um mês de novembro, em 2025 (clique aqui). E inclusive há possibilidade que nova máxima mensal seja alcançada, superando o recorde anterior, justamente de outubro.
Pois é, mas mesmo diante do cenário positivo e dos fundamentos de alta, o mercado futuro do boi gordo voltou a cair, especulado pela possibilidade da China endurecer as regras de importação de carne bovina do Brasil.
O Farmnews tem discutido o tema, inclusive destacando para os dados que mostram a tradicional a queda no ritmo de compra do país asiático nos últimos meses do ano (clique aqui), o que favorece uma tentativa de barganha, especialmente por preço nesse período. Essa conversa não é nova. Contudo, não acreditamos que o ritmo de compra chinês de carne bovina brasileira vai diminuir. É especulação e isso faz parte, especialmente na B3.
O fato é que o contrato para vencimento em dezembro de 2025 voltou a ficar abaixo do físico e novamente perdeu o patamar de R$320,0 por arroba (primeira Figura). Os vencimentos ao longo da primeira metade de 2026 seguem mostrando uma maior recuperação, ainda que ela já tenha sido maior.
A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre novembro de 2025 e maio de 2026, em Reais por arroba, no dia 24 novembro, considerando os valores do ajuste.

E como temos reforçado, os movimentos especulativos são cada vez mais comuns na B3 devem ser encarados com cautela pelo pecuarista (clique aqui), de modo a evitar decisões precipitadas que levem ao prejuízo. Nossa sugestão é sempre avaliar os fundamentos do mercado, à parte de todo o movimento especulativo de curto prazo. Os fundamentos sim são sólidos e pouca margem para especulação ou dúvida.
O importante é destacar que o mercado futuro do boi gordo segue oscilando bastante (segunda Figura), o que pode confundir o pecuarista ou mesmo afugentar o investidor da B3. A liquidez dos contratos futuros do boi gordo é uma preocupação!
A Figura ilustra a evolução diária do preço esperado do boi gordo para dezembro de 2025 (valor de ajuste), em Reais por arroba, segundo dados da B3.

O preço futuro do boi gordo voltou a cair forte em novembro (24), com o vencimento para dezembro novamente abaixo do físico.
Claro, nosso objetivo é o de apresentar e trabalhar os fundamentos do mercado, especialmente no longo prazo. No entanto, essa pressão negativa no curto prazo não é justificada ao nosso entender e para aqueles que optam por “apostar” na queda na B3 nesse momento, vale a atenção. Esperar quedas mais significativas na B3 nesse momento me parece arriscado. Nossa percepção é de alta!
O Farmnews apresentou os dados do preço médio do boi gordo nos meses de dezembro ao longo da última década, ou seja, entre 2015 e 2024. Clique aqui e confira!
O preço do bezerro voltou a renovar a máxima em 2025 (clique aqui) e a descolar do boi gordo no final de novembro, o que reforça a preocupação com a relação de troca e o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho.
E por falar no assunto, o Farmnews apresentou os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo que voltou aos patamares próximos da mínima histórica em 2025, pouco acima do valor observado em 2015 e 2021. A relação de troca de bezerros por gordo em 2021 foi de, em média, 2,11, valor acima da média parcial de 2025 de 2,21. Em 2026 essa relação de troca pode sim cair ainda mais, com a esperada alta no preço do bezerro, o que reforça a importância do planejamento e análise de mercado, ainda mais diante de um mercado cada vez mais volátil. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!




