quarta-feira, novembro 26, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Futuro do boi gordo: posições em aberto caem na 1ª metade de novembro!

O número de posições em aberto no mercado futuro do boi gordo caiu ao longo da primeira quinzena de novembro.

Com o fim de outubro e, por consequência, o encerramento das negociações do mês, o número de posições em aberto na B3 para o contrato futuro do boi gordo caiu sensivelmente.

Isso porque no final de outubro (30) o número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo oscilava em valores próximos de 50,0 mil, enquanto na parcial de novembro (13), esse valor ficou abaixo de 40,0 mil posições.

Isso mostra que a perda das posições em aberto para o vencimento de outubro não foi compensada pelo aumento da procura, especialmente para os vencimentos entre novembro e dezembro, como mostram os dados da primeira Figura abaixo.

O contrato para vencimento em novembro apesentou, em novembro (13), 15.461 posições em aberto na B3, queda de 19,2% frente a semana anterior (19,136). A posição em aberto para o vencimento de dezembro, no mesmo intervalo de tempo, subiu apenas 3,3%.

A Figura apresenta dados do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) para o vencimento de novembro e dezembro de 2025, entre o final de julho e a parcial de novembro (13).

futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

O número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo caiu sensivelmente desde o final de outubro, com a perda devido ao encerramento de outubro não compensa pelo esperado aumento da procura para os demais vencimentos.

O fato é que apesar do preço do boi gordo no mercado físico estar mais firme e em recuperação (clique aqui), o valor dos contratos futuros tem apresentado queda, inclusive voltando a ficar abaixo da referência no físico para os vencimentos em novembro e dezembro (clique aqui).

Esse maior movimento especulativo na B3, inclusive com a forte queda no valor dos contratos ao longo da primeira metade do mês (clique aqui) pode igualmente ter contribuído para a queda na liquidez nos contratos futuros do boi gordo na B3. Isso porque tradicionalmente o investidor Pessoa Física, na ponta compradora, pode ser sofrido com as fortes perdas do mês. A volatilidade é importante e fundamental quando o assunto é a B3, mas quando exagerada, pode afastar o investidor, o que não é bom para ninguém!

Os contratos futuros do boi gordo para os vencimentos em janeiro e fevereiro que precificam valores mais altos para o boi gordo, inclusive acima de novembro e dezembro, seguem com uma maior procura.

A Figura apresenta dados do número de contratos em aberto no mercado futuro do boi gordo (B3) para o vencimento de janeiro e fevereiro de 2026, entre o final de julho e a parcial de novembro (13).

futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

Vale destacar também que o IBGE divulgou os dados preliminares do abate oficial de bovinos no Brasil no 3° trimestre de 2025 que, acumulou o quarto ano consecutivo de alta e renovou a máxima para o período do ano. No acumulado entre julho e setembro de 2025 o Brasil abateu 11,23 milhões de bovinos (dados oficiais), valor muito acima do praticado no mesmo período dos anos anteriores. Clique aqui e confira os dados!

Nesse contexto, é importante mencionar que a expectativa é que a recuperação no preço do bezerro estimule a retenção de matrizes em 2026, com impacto na redução da oferta futura de animais para o abate. E por falar no preço da categoria de reposição, o bezerro alcançou o maior valor diário de 2025 em novembro, próximo de R$3.000,0 por cabeça patamar que não foi alcançado desde o final de 2021. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares