Mercado

Importação de carne bovina do Brasil pela China, até outubro, de 2016 a 2024

O Farmnews atualizou os dados de importação de carne bovina do Brasil pela China entre janeiro e outubro, de 2016 a 2024.

Vale lembrar que a exportação de carne bovina in natura do Brasil somou 270,3 mil toneladas em outubro de 2024, valor 45,2% maior que o observado no mesmo período de 2023 e o maior valor mensal já alcançado ao longo de toda a série histórica. Clique aqui e confira os dados nos meses de outubro desde 2015!

A China igualmente renovou a máxima de importação de carne bovina do Brasil em 2024, no acumulado até outubro (primeira Figura). Isso porque os chineses compraram 1.085,8 mil toneladas em carne in natura do Brasil entre janeiro e outubro de 2024, valor 12,1% acima do praticado no mesmo período de 2023 e superando a máxima anterior, de 2022 (1.045,3 mil toneladas).

A Figura apresenta a evolução do embarque de carne bovina in natura do Brasil para a China, em mil toneladas, entre janeiro e outubro, de 2016 a 2024, segundo dados da COMEX.

importação de carne bovina do Brasil
Fonte: Dados da COMEX (elaborado por Farmnews)

A venda de carne bovina do Brasil para a China somou 1,085,8 mil toneladas no acumulado até outubro de 2024, o maior valor para o período, mas relativamente próximo do praticado em 2022.

O fato é que embora a China lidere, com folga, a participação no mercado de exportação de carne bovina do Brasil, sua importância tem pouco a pouco diminuído ao longo dos últimos anos (Tabela), já outros países têm aumentado o ritmo de compra, como os Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, México entre outros, como a própria Rússia que voltou a mostrar um maior apetite de compra em 2024.

A Tabela a seguir apresenta os dados de exportação de carne bovina in natura do Brasil, valores totais e para a China, entre janeiro e outubro, de 2016 a 2024, segundo dados da COMEX.

Acompanhe - O Farmnews indica!
importação de carne bovina do Brasil

Na parcial de 2024, até outubro, os embarques de carne bovina do Brasil aumentaram 31,5% em relação ao mesmo período de 2023, enquanto no mesmo período, as vendas para a China aumentaram menos, 12,1%. Em 2022, a exportação de carne bovina brasileira para a China caiu mais no acumulado até outubro frente ao mesmo período de 2021 quando comparado aos embarques totais. Isso mostra que nos últimos anos, a China tem diminuído a participação no embarque de carne bovina do Brasil, embora ela permaneça, claro, muito grande.

O importante é destacar também que em novembro de 2024 o dólar alcançou patamar recorde, o que contribui e, muito para o cenário positivo das vendas para o mercado internacional. E por falar no assunto, clique aqui e confira os dados médios mensais do dólar e a evolução diária da cotação da moeda americana desde 1996.

Além do Real desvalorizado, a perspectiva de aumento da demanda internacional por carne bovina em 2025 (clique aqui) aumenta a expectativa de um cenário mais favorável de preço da pecuária como um todo no próximo ano, com uma demanda mais firme, especialmente lá fora. Do lado doméstico, a projeção é de um consumo relativamente estável no Brasil, ainda que um pouco abaixo do recorde esperado para 2024 (clique aqui).

Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo