Importação de carne bovina do Brasil pela Rússia mostra gradativa recuperação
O Farmnews atualizou os dados de importação de carne bovina do Brasil pela Rússia, entre janeiro e outubro, desde 2002.
Afinal, como evoluiu ao longo dos anos o ritmo de compra de um país que já foi nosso principal importador de carne bovina?
Pois é, a Rússia já foi o maior importador de carne bovina do Brasil e atualmente apresenta um ritmo de compra muito mais modesto do que já apresentou, em especial, entre os anos de 2005 e 2014, como mostram os dados da Figura abaixo. Mas o mais importante é observar o potencial de compra do país, já que temos destacado o aumento das compras de carne bovina do Brasil por outros países além da China, nosso principal comprador.
Em 2024 países como Emirados Árabes Unidos (clique aqui), Filipinas (clique aqui), Estados Unidos (clique aqui) e México (clique aqui) são exemplos que mostram o aumento da importância de outros países para o mercado de exportação de carne bovina brasileiro. E nesse contexto, vemos que a China diminuiu o ritmo de crescimento nas importações de carne bovina do Brasil, mas as vendas do Brasil como um todo não, ou seja, outros países também estão comprando mais carne bovina do Brasil. Clique aqui e saiba mais do assunto!
Os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil, em 2024, apontam novo recorde para um mês de novembro. Clique aqui e confira!
A Figura apresenta dados do embarque de carne bovina in natura do Brasil para a Rússia, em mil toneladas, no acumulado entre janeiro de outubro, de 2002 e 2024, segundo dados da COMEX.
A importação de carne bovina do Brasil pela Rússia, embora siga muito abaixo dos patamares já alcançados, acumulou o terceiro ano consecutivo de recuperação em 2024.
Além do terceiro ano consecutivo de recuperação em 2024, considerando os dados até outubro de cada ano, a importação de carne bovina brasileira pela Rússia alcançouo o maior patamar desde 2017. Claro, os valores seguem muito distante do que já foi observado nos anos anteriores, mas o potencial de crescimento, como mostram os dados acima é grande!
Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!