Investidor Estrangeiro diminui posição de venda nos contratos futuros do boi gordo
O Farmnews apresenta os dados que mostram a posição dos contratos futuros do boi gordo, na parcial de setembro (5), por tipo de investidor.
Vale destacar que o mercado futuro do boi gordo projeta gradativa recuperação para os contratos futuros com vencimento até janeiro de 2025, inclusive com o preço esperado da arroba para outubro voltando a ficar próximo de R$260,0 (clique aqui).
E como reflexo desse movimento de alta mais consistente do mercado futuro, o investidor Pessoa Física aumentou a posição de compra ao longo da primeira semana de setembro e igualmente diminui a posição de venda. Isso porque na semana anterior (29 de agosto), o saldo da posição de compra dos investidores Pessoa Física era de 9.894 contratos, enquanto no dia 5 de setembro esse valor subiu 1.939 contratos, para 11.833 contratos, como mostram os dados da Tabela abaixo.
A Tabela apresenta os dados da posição dos contratos em aberto do futuro do boi gordo, por tipo de investidor e a respectiva variação entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro, segundo dados da B3.
O investidor Estrangeiro que liberava o saldo vendido no final de agosto, aumentou os contratos de compra e diminuiu o de venda na primeira semana de agosto (Tabela).
Pois é, enquanto o investidor Pessoa Física lidera o saldo de posição de compra nos contratos futuros do boi gordo, no sentido oposto o Investidor Pessoa Jurídica Financeira passou a liderar o saldo de posição de venda no início de setembro, o que era anteriormente dominado pelo Investidor Estrangeiro (clique aqui).
O interessante é observar também que o Investidor Pessoa Jurídica Não Financeira foi o que mais diminuiu a posição de compra ao longo da semana entre 29 e agosto e 5 de setembro, liquidando 3.351 contratos de compra (Tabela).
No mercado físico, a referência do boi gordo no mercado físico (Cepea) segue acumulando alta no início de setembro, inclusive com a terceira alta mensal consecutiva (clique aqui) e consolidando um cenário mais favorável de preço para o produtor ao longo do restante do ano, como era esperado.
É importante destacar também que a exportação de carne bovina do Brasil renovou a máxima histórica para um mês de agosto, em 2024. Clique aqui e confira os dados!
O Farmnews traz em seu painel de cotações, a curva diária do preço físico e futuro do boi gordo para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e acompanhe!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!