Maiores importadores de bovinos vivos do Brasil em 2024, dados até setembro
O Farmnews apresenta os dados de compra dos maiores importadores de bovinos vivos do Brasil em 2024, entre janeiro e setembro.
E antes de apresentar os dados por país comprador de bovinos vivos do Brasil, vale destacar que o embarque de animais para o mercado internacional foi recorde na parcial de 2024. Isso porque além da venda de carne bovina do Brasil para o exterior que renovou as máximas em 2024 (clique aqui), o mercado de exportação de bovinos vivos alcançou maior patamar histórico no acumulado até setembro.
A exportação de bovinos vivos do Brasil na parcial de 2024, até setembro, foi a maior da história para o período, superando o recorde anterior de 2014. Clique aqui e confira os dados!
O patamar recorde de exportação de bovinos vivos foi resultado do forte aumento do ritmo de compra dos maiores importadores do Brasil, em 2024, em especial do Iraque (Tabela)
A Tabela apresenta os dados de importação de bovinos vivos do Brasil, por país comprador, em milhões de dólares, entre janeiro a setembro, de 2023 e 2024, segundo dados do COMEX.
O Iraque foi o maior entre os principais importadores de bovinos vivos do Brasil na parcial de 2024, até setembro, com compras que somaram o equivalente a US$207,8 milhões. O Iraque inclusive aumentou em quase 1.000% as compras, em faturamento, quando comparado ao mesmo período de 2023. Vale destacar (Tabela) que entre janeiro e setembro de 2023 o país importou o equivalente a US$19,1 milhões em bovinos vivos do Brasil, valor muito abaixo do observado em 2024.
A Turquia que em 2023 era o principal importador de bovinos vivos brasileiros, em 2024 foi superado pelo Iraque devido a queda no ritmo de compra no ano. Aliás, a Turquia foi o único entre os maiores compradores do Brasil que apresentou queda no ritmo de importação, embora siga participando com mais de 30,0% de toda a receita do mercado de exportação de bovinos vivos do Brasil, inclusive em patamares próximos do Iraque (Figura).
Além do Iraque, o Egito e a Jordânia apresentaram forte aumento no ritmo de compra em 2024, enquanto o Líbano apresentou ganho mais modesto comparado aos demais importadores.
A Figura a seguir ilustra a importância dos países importadores de carne bovina do Brasil, no faturamento, entre janeiro e setembro de 2024, segundo dados do COMEX.
O cenário de vendas internacionais em alta, tanto de bovinos vivos como de carne bovina do Brasil favorece o cenário de preço em alta do mercado do boi gordo ao longo da segunda metade de 2024 (clique aqui). E por falar em fatores que favorecem o aumento de preço do boi gordo, o Farmnews atualizou os dados do USDA que mostram expectativa de queda na oferta de carne bovina no mundo em 2025 (clique aqui).
Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo para os vencimentos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!