Maiores importadores de milho do Brasil, dados do Japão e da China em 2023
O Japão e a China tem sido o destaque entre os maiores importadores de milho do Brasil em 2023, com recorde de vendas para ambos os países.
E esse aumento das vendas para o Japão e a China, em especial, tem impulsionado a venda de milho brasileiro no mercado internacional. Vale destacar que a exportação de milho do Brasil segue em patamar recorde na parcial de 2023, com vendas mais de 50% acima do observado no mesmo período de 2022.
Isso porque entre janeiro e julho de 2023 o Brasil embarcou 16,0 milhões de toneladas de milho, valor 53,3% maior que o praticado no acumulado de 2022, até julho, como mostram os dados da primeira Figura.
A Figura apresenta os embarques de milho do Brasil, em milhões de toneladas, entre janeiro e julho, de 2018 a 2023, segundo dados do MDIC-SECEX.
A exportação de milho do Brasil renovou o recorde de vendas na parcial de 2023, até julho, impulsionado pelo aumento das compras dos maiores importadores de milho do Brasil no ano, Japão e China.
O Japão, maior importador de milho do Brasil em 2023, comprou até julho, 2,5 milhões de toneladas, patamar recorde para o país asiático, como mostram os dados da segunda Figura.
A Figura apresenta os embarques de milho do Brasil para o Japão, em milhões de toneladas, entre janeiro e julho, de 2018 a 2023, segundo dados do MDIC-SECEX.
E o importante é destacar que a China, antes de 2023, praticamente não importava milho do Brasil e no ano passou a ser um importante comprador. Aliás, o segundo maior e pouco atrás do Japão, como mostram os dados da última Figura.
A Figura apresenta os embarques de milho do Brasil para a China, em milhões de toneladas, entre janeiro e julho, de 2018 a 2023, segundo dados do MDIC-SECEX.
A China importou 2,2 milhões de toneladas de milho brasileiro em 2023 e já representa 13,1% da receita do mercado de exportação do grão nacional, com receita equivalente a US$581,5 milhões.
E apesar do recorde de exportação na parcial de 2023, o preço do milho segue acumulando queda próxima de 40,0% no mercado doméstico (clique aqui). A previsão é que os estoques mundiais apresentem recuperação, impulsionado por uma oferta do grão maior que a demanda, o que ajuda a manter o preço do milho pressionado. O Farmnews atualizou os dados de produção e estoque mundial de milho para a safra 2023/24. Clique aqui e saiba mais!
É interessante observar também que os dados parciais de exportação de carne bovina do Brasil em agosto de 2023 mostram média diária de embarque maior que agosto de 2022, quando as vendas foram recorde. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!