Mercado futuro do boi gordo abaixo do físico em todos os vencimentos em outubro (4)
O mercado futuro do boi gordo ficou abaixo da referência no físico em todos os contratos em aberto na B3 na parcial de outubro (4).
Pois é, mas enquanto o boi gordo segue firme e forte no físico, na B3 o cenário foi de forte queda pelo menos em outubro (4). Nesse assunto, podemos discutir ajustes técnicos e também, claro, a queda de braço entre os investidores com saldo comprado e vendido. Aliás, a posição de compra dos investidores Pessoa Física segue subindo e a posição de venda dos Investidores Pessoa Jurídica Não Financeira também, ao lado dos Investidores Institucionais.
E por falar no assunto, o Farmnews atualizou os dados da posição dos investidores nos contratos futuros do boi gordo na parcial de outubro. Clique aqui e confira!
Particularmente enxergo que o fundamento no mercado do boi gordo prevalece sobre o técnico, embora oscilações e volatilidade sejam comuns e faz parte do mercado. E como a puxada para cima foi forte, embora abaixo do físico, a resposta de queda pontual na B3 era até esperada. A questão é: como o boi gordo caiu na B3 e subiu no físico, o preço esperado ficou abaixo do atual, inclusive para os contratos com vencimento mais distante, como dezembro e janeiro, criando um viés de baixa para o futuro, pelo menos conforme os dados da B3 (primeira Figura). Se isso vai acontecer, não sabemos, mas é algo novo, ou seja, foi a primeira vez que aconteceu, do futuro ficar abaixo do físico.
Aliás, confira a análise de Alcides Torres, da Scot Consultoria que aborda o tema da mudança de cenário do mercado do boi gordo. Clique aqui!
A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Cepea) e dos contratos futuros, segundo B3, entre outubro de 2024 e janeiro de 2025, em Reais por arroba, no dia 4 de outubro, considerando os valores do after-market.
O mercado futuro do boi gordo ficou abaixo da referência no físico para todos os contratos em aberto na B3 na parcial de outubro (4).
E o interesse é avaliar que a expectativa do preço futuro abaixo do físico acontece pela primeira vez, como exemplo do contrato para outubro que, embora já mais próximo do vencimento, apresenta um período de dados mais longo daqueles em aberto (segunda Figura).
A Figura ilustra a evolução diária do preço do boi gordo no mercado físico (Cepea) e futuro (B3), para o vencimento em outubro de 2024, em Reais por arroba.
O mais importante aqui é que não estamos querendo dizer que o mercado futuro vai subir ou cair, afinal na B3 a volatilidade existe e o mercado é dinâmico. Mas que existe um cenário novo nesse início de outubro, isso sim existe.
Do lado da demanda, o mês de setembro foi o melhor mês da história em venda de carne bovina do Brasil (clique aqui). A demanda interna também tende a ficar mais aquecida, especialmente com a proximidade do fim de ano. A oferta de fêmeas tende a diminuir devido a estação reprodutiva, isso sem falar na possibilidade de uma retenção maior devido a esperada mudança do ciclo, aquele de longo prazo. Vamos acompanhando!
O Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!