quarta-feira, novembro 26, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Novas tarifas dos EUA aos parceiros russos e o mercado de fertilizantes do Brasil

O governo de Donald Trump anunciou que novas tarifas dos EUA podem ser aplicadas aos países que fazem negócio com a Rússia, o que inclui o Brasil.

A justificativa seria uma forma de penalizar os países que mantém relações comerciais com a Rússia devido a guerra com a Ucrânia, pressionando os russos pelo fim do conflito.

Pois é, o agronegócio do Brasil que já vem sofrendo as consequências da tarifa adicional dos EUA aos produtos importados pelo Brasil (clique aqui), pode ter a situação ainda mais agravada caso o País receba novas tarifas dos EUA.

Vale lembrar que o Brasil é um grande importador de fertilizantes, inclusive renovando a máxima de compra para um mês de julho, em 2025 (clique aqui), sendo a Rússia nosso principal país fornecedor.

E além de um importante exportador de fertilizantes e óleo diesel para o Brasil, a Rússia também tem se tornado um relevante importador de carne bovina brasileira. Aliás, há alguns anos atrás a Rússia já foi o maior importador de carne bovina do Brasil e em 2025 voltou a aumentar o ritmo de compra e alcançando o maior patamar desde 2020 (clique aqui).

O fato é que de toda a importação de fertilizantes pelo Brasil em 2025, até julho, quase 30,0% dela teve origem da Rússia. Isso porque o Brasil importou 24,23 milhões de toneladas entre janeiro e julho e apenas da Rússia a compra foi de 6,81 milhões de toneladas no período (primeira Figura).

A Figura apresenta dados da importação de fertilizantes russos pelo Brasil, entre janeiro e julho, em mil toneladas, entre 2018 e 2025, segundo dados da COMEX.

Fonte: Dados da COMEX (elaborado por Farmnes)

A dependência do Brasil dos fertilizantes de origem russa é grande e o impacto da possível nova tarifa dos EUA pode afetar ainda mais o agronegócio do País.

E a busca por novos fornecedores é um processo lento. E vale destacar que do total importado pelo Brasil dos russos, cerca de 65,0% é de cloreto de potássio, como mostram os dados da segunda Figura.

A Figura apresenta dados da importação de cloreto de potássio russo pelo Brasil, entre janeiro e julho, em mil toneladas, entre 2018 e 2025, segundo dados da COMEX.

Fonte: Dados da COMEX (elaborado por Farmnews)

Os EUA também são relevantes exportadores de fertilizantes e o Farmnews também destacou dados que mostram o quanto o Brasil importa de fertilizantes dos EUA. Vale destacar que a participação dos EUA na importação de fertilizantes pelo Brasil diminuiu nos últimos anos, alcançando, em 2025, o menor patamar ao longo da série iniciada em 2018, abaixo de 3,0%. Clique aqui e confira os dados!

O preço dos fertilizantes tem preocupado em 2025. O valor médio de importação de fertilizantes pelo Brasil (FOB) de julho de 2025 foi o maior valor mensal desde maio de 2023. O aumento das tensões internacionais tem refletido na alta do preço futuro das matérias-primas, como no caso da ureia.

O preço futuro da ureia, por exemplo, segue precificando alta, com os valores para novembro de 2025 e janeiro de 2026 cerca de 30,0% acima do valor praticado no mesmo período do ano anterior. Clique aqui e saiba mais!

Saiba também que, em parceria com o Farmnews, a LIKE Inteligência realiza, semanalmente, o monitoramento do agronegócio no cenário político e apresenta os principais fatos e repercussões na mídia! Clique aqui e confira as principais notícias entre 4 e 8 de agosto!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares