Série do preço corrigido do boi gordo, entre 1997 a fevereiro de 2021
O Farmnews apresenta a série do preço corrigido do boi gordo, segundo indicador Cepea, entre 1997 e a parcial de 2021.
Afinal, como evoluíram os preços do boi gordo (Cepea), corrigidos pelo IGP-M ao longo de mais de 20 anos?
Pois é, com o preço do animal para abate renovando as máximas consecutivamente ao longo dos últimos anos, é importante também resgatar um pouco da história e avaliar o comportamento de preços no longo prazo, corrigidos por um indicador de inflação, como o IGP-M.
E, claro, uma das análises é avaliar o preço do animal para abate em relação à inflação no período, o que de pode ser ilustrado na Figura abaixo.
A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do preço do boi gordo, segundo indicador Cepea, corrigido pelo IGP-M de fevereiro de 2021, em Reais por arroba.
O preço corrigido do boi gordo entre 1997 e a parcial de 2021, fevereiro, acumulou alta de 75,3%, mostrando ganho em relação ao indicador de inflação (IGP-M).
Vale reforçar que apesar do ganho frente ao IGP-M, a margem da pecuária de corte tem sido pressionada pelo preço dos grãos e da reposição do rebanho. Em outras palavras, preços em alta muitas vezes podem não estar associados a margem em alta. Um dos indicadores que mostra isso é a relação de troca de bezerros por boi gordo que, em 2021 tem renovado a mínima histórica. Clique aqui e saiba mais do assunto!
Vale lembrar também que o preço do bezerro segue como a commodity agrícola de destaque de alta em 2021, dentre aquelas acompanhadas pelo Farmnews, pelo menos até fevereiro. Clique aqui e saiba mais do assunto!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!