O preço da arroba do bezerro segue em alta, acima do valor praticado no mesmo período de 2024 e no maior patamar do ano.
O preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Su) alcançou valor de R$438,4 em novembro (19), o maior valor do ano e acima do valor praticado no mesmo período de 2024, como mostram os dados da primeira Figura. Aliás, ao longo de todo ano de 2025 o preço diário do bezerro ficou acima do valor praticado no mesmo período do ano anterior.
A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), avaliado em Reais por arroba, ao longo de 2024 e a parcial de 2025.

O preço da arroba do bezerro acumulou o quarto mês consecutivo de alta e além do maior valor nominal de 2025 na parcial de novembro, foi o mais alto desde setembro de 2021 (segunda Figura).
A Figura apresenta os valores médios nominais do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e a parcial de novembro de 2025 (até o dia 19), em Reais por arroba.

E ao mesmo tempo em que o preço da categoria de reposição segue em alta, o mercado futuro do boi gordo voltou a ficar bastante pressionado, apesar de um mercado físico mais firme (clique aqui).
Esse descolamento entre o preço da categoria de reposição e do animal pronto para o abate preocupa e reforça a tendência de uma maior recuperação no preço do boi gordo, especialmente ao longo de 2026, algo que a B3 não sinaliza, pelo menos até o momento.
Esse cuidado de avaliar o que acontece na B3 e com os fundamentos do mercado pecuário é fundamental para evitar decisões precipitadas e também para que um planejamento possa ser comprometido. É preciso atenção e avaliar os dados com cautela. Nossa percepção é que o mercado deve seguir em alta, especialmente em 2026, apesar das quedas pontuais. O mercado está cada vez mais especulado e muda rapidamente. Por isso uma estratégia de longo prazo, baseada em dados e fundamentos, embora continuamente revisada, deve ser estabelecida e seguida.
O Farmnews inclusive destacou para o fato que muitos produtores rurais perdem dinheiro porque não tem uma estratégia de preço bem definida, ao contrário do comprador. Clique aqui e saiba mais do assunto!
E para reforçar o assunto, a relação de troca de bezerros por boi gordo voltou aos patamares próximos da mínima histórica em 2025, pouco acima do valor observado em 2015 e 2021. O importante é destacar que além da relação de troca em 2025 voltar aos patamares mínimos, a expectativa é de uma alta ainda mais consistente do bezerro em 2026 e 2027. Nesse contexto, o que esperar do poder de compra do pecuarista? Clique aqui e confira!
O Farmnews comparou o preço do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de novembro, entre 2018 e a primeira quinzena de 2025, tanto em moeda nacional (clique aqui) como em moeda americana (clique aqui).
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!




