Preço da carne bovina exportada e do boi gordo: ágio volta a subir em janeiro
O Farmnews comparou a relação do preço da carne bovina exportada e do boi gordo na parcial de janeiro de 2025.
Vale destacar que o preço da carne bovina in natura exportada pelo Brasil segue em recuperação, inclusive superando o patamar de R$30,0 por kg na parcial de janeiro de 2025, o que não era observado há mais de 2 anos. E por falar no assunto, clique aqui e confira a evolução mensal do preço da carne bovina exportada pelo Brasil, tanto em moeda nacional como em dólares, ao longo dos últimos anos.
E o fato é que em janeiro o preço da carne bovina para exportação voltou a acumular alta maior que o boi gordo, aumentando o ágio e, por consequência, o potencial de margem da indústria nesse início de ano (Figura).
É importante mencionar também que os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil em janeiro de 2025 seguem em alta e caminham para novo recorde para um primeiro mês do ano. Clique aqui e saiba mais!
A Figura apresenta a evolução mensal do ágio médio do preço de exportação da carne bovina in natura do Brasil e em relação ao preço do boi gordo (Cepea), em Reais por kg, entre janeiro de 2020 e a parcial de janeiro de 2025.
O ágio do preço da carne bovina exportada frente ao preço do boi gordo voltou a subir na parcial de janeiro de 2025, para 42,3% e inclusive superando o valor de janeiro de 2024 (33,6%).
Pois é, embora o ágio do preço da carne bovina exportada tenha alcançado valores muito acima do observado em janeiro de 2025 (Figura acima), a recuperação no preço do produto brasileiro no mercado internacional ao longo dos últimos meses tem contribuído para um cenário, ao menos potencial, mais positivo para a indústria.
É importante observar que, na média avaliada entre janeiro de 2020 e a parcial de janeiro de 2025, o ágio médio da carne bovina para exportação foi de 42,6% em relação ao boi gordo. O valor de janeiro de 2025 está muito próximo da média avaliada desde 2020, embora o ágio tenha oscilado entre a mínima de 22,4% em fevereiro de 2021 e a máxima de 84,8% em maio de 2020.
O preço do boi gordo segue firme em 2025, tanto no mercado físico (clique aqui) como futuro (clique aqui). E por falar no mercado futuro do boi gordo, à medida que avançamos no mês de janeiro, o número de negócios aumenta e, por consequência, a quantidade de contratos em aberto (clique aqui).
O Farmnews também atualizou os dados que mostram a evolução e a participação da carne bovina, suína e de aves no total de carnes exportadas pelo Brasil entre 2018 e 2024. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!