O preço do bezerro voltou a renovar a máxima do ano no início de dezembro, enquanto o valor do boi gordo segue mais estável.
O preço do animal pronto para o abate (Cepea) acumulou leve alta, de 0,2% no início de dezembro (5), em relação ao valor que encerrou o mês anterior. No mesmo intervalo de tempo o preço da categoria de reposição (Cepea, Mato Grosso do Sul), avaliado em Reais por cabeça, subiu 1,3% e renovando a máxima do ano, se aproximando de R$3,1 mil.
A Figura ilustra a variação diária acumulada do preço do boi gordo (Cepea) e do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), ao longo de 2025.

O preço do bezerro acumulou alta de 16,2% em 2025, até a parcial de dezembro (5) frente ao valor que encerrou 2024, enquanto na mesma base de comparação o boi gordo subiu apenas 1,2%.
O preço do boi gordo no início de dezembro voltou a se aproximar do valor praticado no mesmo período do ano anterior (segunda Figura). O fato é que o preço do boi gordo tem permanecido relativamente estável ao longo de 2025, ao contrário do que foi observado em 2024.
Pois é, o Farmnews inclusive debateu para o fato da menor volatilidade no preço do boi gordo, especialmente na segunda metade de 2025, ao contrário do que acontece no mercado futuro do boi gordo (clique aqui)
E por falar no mercado futuro, o preço esperado do boi gordo mantém expectativa de recuperação mais consistente para 2026, com os valores esperados da arroba acima da média observada no mesmo período do ano anterior (clique aqui).
A Figura compara o preço nominal diária do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, em 2024 e a parcial de 2025.

E ao contrário do que acontece para o animal pronto para o abate, o preço da categoria de reposição se mantém mais valorizada e em patamares de preço muito acima do observado no mesmo período do ano anterior (terceira Figura). Como temos continuamente discutido no Farmews, esse descolamento cada vez maior do preço do bezerro frente ao boi gordo merece atenção para a queda no poder de compra do pecuarista que depende da reposição no mercado, já que a expectativa é que o valor da reposição se mantenha em alta ao longo de 2026.
A Figura compara o preço nominal diária do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em Reais por cabeça, em 2024 e a parcial de 2025.

E você sabia que a importação de carne bovina do Brasil pela Rússia alcançou o maior valor mensal em mais de 10 anos em novembro de 2025? A Rússia foi o destaque positivo entre os principais importadores de carne bovina brasileira em novembro de 2025, com o maior crescimento frente ao mesmo período do ano anterior (clique aqui).
Isso porque a Rússia importou 16,70 mil toneladas de carne bovina in natura do Brasil em novembro de 2025, valor mais de 5 vezes ou 421,8% acima do praticado em novembro de 2024. O valor de 16,70 mil toneladas foi inclusive o maior desde outubro de 2015. Clique aqui e confira!
O Farmnews inclusive atualizou os dados do preço corrigido do boi gordo (clique aqui) e do bezerro (clique aqui), o que reforça a expectativa de alta em 2026.
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!



