terça-feira, novembro 25, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço do bezerro e do boi gordo: reposição renova máxima desde o final de 2021

O preço do bezerro renovou a máxima de 2025, cotado acima de R$3,0 mil por cabeça, valor não alcançado desde o final de 2021.

O preço da categoria de reposição segue em alta, alcançando o maior patamar desde o final de 2021 (primeira Figura). O Farmnews inclusive tem destacado para o potencial ainda maior de valorização do bezerro ao longo de 2026, diante de patamares recordes de abate de fêmeas nos últimos anos (clique aqui).

A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em Reais por cabeça, desde 2021.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) foi cotado a R$3011,0 por cabeça em novembro (21), valor 13,9% acima do valor que encerrou 2024 e muito acima do valor praticado no mesmo período do ano anterior (segunda Figura).

A Figura compara o preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em 2024 e 2025, avaliado em Reais por cabeça.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

E ao contrário do bezerro, o preço do boi gordo em novembro voltou a ficar abaixo do valor praticado no mesmo período do ano anterior (terceira Figura), embora acumule ganho frente ao valor que encerrou 2024. Pois é, apesar da recuperação no preço do animal pronto para o abate ao longo de novembro, uma expectativa de alta mais significativa não aconteceu como em 2024. No entanto, os fundamentos permanecem indicando um cenário de continuidade de alta em 2026, apesar de patamares de preços abaixo do esperado nos meses finais do ano.

Aliás, o Farmnews apresentou os dados do preço médio do boi gordo nos meses de dezembro ao longo da última década, ou seja, entre 2015 e 2024. Clique aqui e confira!

A Figura compara o preço nominal do boi gordo (Cepea), em 2024 e 2025, avaliado em Reais por arroba.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do bezerro voltou a descolar do boi gordo no final de novembro (quarta Figura), o que reforça a preocupação com a relação de troca e o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho.

E por falar no assunto, o Farmnews apresentou os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo que voltou aos patamares próximos da mínima histórica em 2025, pouco acima do valor observado em 2015 e 2021. A relação de troca de bezerros por gordo em 2021 foi de, em média, 2,11, valor acima da média parcial de 2025 de 2,21. Em 2026 essa relação de troca pode sim cair ainda mais, com a esperada alta no preço do bezerro, o que reforça a importância do planejamento e análise de mercado, ainda mais diante de um mercado cada vez mais volátil. Clique aqui e saiba mais!

A Figura ilustra a variação diária acumulada do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) e do boi gordo (Cepea), ao longo de 2025.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

E mudando de assunto, você sabe em quais meses do ano a China mais importa carne bovina do Brasil? O Farmnews avaliou a média mensal de embarque de carne bovina brasileira pelos chineses dos últimos 10 anos, ou seja, o valor médio de compra ao longo de cada mês do ano entre 2015 e 2024. Clique aqui e confira!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares