Preço do boi gordo no valor mais alto da historia em termos nominais
O preço do boi gordo no dia 17 de setembro de 2019 foi o mais alto da história em valores nominais.
Isso porque o preço da arroba do boi gordo foi cotada a R$160,4, maior valor ao longo de toda a série de dados do indicador Cepea, desconsiderando a inflação.
No acumulado do ano, até a parcial de setembro, o preço médio do boi gordo foi de R$157,10 por arroba, maior valor para o mês, em valores nominais e 5,1% acima do observado no mesmo período de 2018. Clique aqui e saiba mais!
A Figura a seguir ilustra a evolução diária do preço da arroba do boi gordo, em valores nominais, segundo dados do indicador Cepea, entre janeiro de 2010 e a parcial de setembro de 2019.
Pois é, mas embora o preço tenha alcançado patamares recordes, como já observado em agosto de 2019 (clique aqui), o ganho observado, pelo menos na parcial do ano, tem sido desanimador para o pecuarista.
Vale lembrar que o preço do boi gordo em 2019, até agosto, acumula valorização acumulada abaixo da inflação e demais opções de investimento no mercado (clique aqui).
E além da baixa atratividade frente as demais alternativas de investimento a relação de troca de bezerros por boi gordo foi outro fator de destaque no ano. Isso porque o bezerro tem acumulado ganho muito superior ao observado para o boi gordo (clique aqui), o que tem diminuído o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho e pressionado, para baixo, a margem da recria e engorda.
E por falar na margem da recria e engorda, clique aqui e confira o que mais pesa no custo de produção de bovinos confinados!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!