O Farmnews atualizou os dados da variação acumulada do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo de 2025, até novembro.
Em novembro, frente ao valor que encerrou o mês anterior, todas as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews apresentaram alta, mas o destaque de valorização foi o milho, bezerro, soja e o boi gordo, nessa ordem
O milho, apesar do destaque de alta em novembro, segue acumulando queda em 2025 frente ao valor que encerrou 2024, como mostram os dados da Figura abaixo.
A Figura a seguir apresenta a variação do preço nominal do boi gordo (Cepea), bezerro (Mato Grosso do Sul), milho (Cepea) e soja (Cepea, Paranaguá-PR), no acumulado do ano, até o final de novembro de 2025.

O preço do boi gordo (Cepea) subiu 0,9% entre o final de outubro e o último valor de novembro, enquanto no mesmo intervalo de tempo o bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) valorizou 3,3%.
Aliás, essa maior alta da categoria de reposição frente ao animal pronto para o abate em novembro (clique aqui) reforça a preocupação relacionada a queda no poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado.
O importante é destacar que além da relação de troca em 2025 voltar aos patamares mínimos, a expectativa é de uma alta ainda mais consistente do bezerro em 2026 e 2027, como temos comentado. Nesse contexto, o que esperar do poder de compra do pecuarista? Clique aqui e confira!
O preço do boi gordo, apesar da relativa estabilidade em novembro, voltou a ficar abaixo do valor praticado no mesmo período do ano anterior (segunda Figura). Aliás, desde julho de 2024 o preço do boi gordo não era cotado abaixo do valor praticado no mesmo período do ano anterior. Clique aqui e saiba mais!
O mercado futuro do boi gordo mantém a expectativa de relativa estabilidade frente ao físico para dezembro, precificando recuperação apenas para o início de 2026. Clique aqui!
A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal do boi gordo (Cepea), avaliado em Reais por arroba em 2024 e a parcial de 2025.

O preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) segue como o destaque de alta em 2025, com valorização de 14,7% frente ao valor que encerrou 2024 e ao contrário do boi gordo, muito acima do valor praticado no mesmo período de 2024 em novembro (terceira Figura). A expectativa de alta para a categoria de reposição é grande, especialmente para 2026. A análise dos preços históricos corrigidos do bezerro contribui para fortalecer essa perspectiva otimista (clique aqui).
A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), avaliado em Reais por cabeça em 2024 e a parcial de 2025.

O preço do milho (Cepea) subiu 3,9% entre o final de outubro e o final de novembro, a maior alta entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews no mês. No entanto, no ano, até novembro (28) o preço do grão (frente ao final de 2024) caiu 5,4% frente ao valor final de 2024. O preço do milho, desde setembro, se mantém abaixo do valor praticado no mesmo período de 2024 (quarta Figura).
É importante destacar que o preço futuro do milho subiu menos que a alta do grão no mercado físico, embora precifique valorização no preço do grão para ao longo de 2026. Clique aqui e saiba mais!
A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal do milho (Cepea), avaliado em Reais por saca em 2024 e a parcial de 2025.

O preço da soja (Cepea, Paranaguá-PR) apresentou alta de 1,5% entre o final de outubro e novembro. No ano, em relação ao final de 2024, a alta foi de 1,8%. O preço da soja no final de novembro também voltou a ficar no mesmo patamar observado no mesmo período de 2024 (quinta Figura).
A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal da soja (Cepea, Paranaguá-PR), avaliado em Reais por saca em 2024 e a parcial de 2025.

E ao contrário do milho, o preço futuro da soja segue precificando queda para 2026, não acompanhando o movimento de recuperação do grão no físico em novembro. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!



