Preço do boi gordo, bezerro, milho e soja em maio de 2024
O Farmnews apresenta os dados da variação do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo de 2024, até maio.
O bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) segue mais firme no ano e como a única entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews que acumula ganho no ano, ainda que modesto. (linha verde da Figura abaixo).
O comportamento do preço do bezerro mostra sinais de recuperação e sinaliza que a reversão do ciclo pecuário de longo prazo está próxima, o que tende a encarecer o custo da reposição do rebanho. Nesse sentido, temos destacado que a oportunidade de repor o rebanho com patamares de preço mais baixo pode, de fato, estar acabando.
E por falar no assunto, o Farmnews destacou que a relação de troca de bezerros por boi gordo segue em queda e alcançou o menor patamar de 2024 em maio. Clique aqui e confira!
A Figura a seguir ilustra a variação acumulada do preço nominal do boi gordo (Cepea), bezerro (Mato Grosso do Sul), milho (Cepea) e soja (Cepea, Paranaguá-PR) em 2024, até o final de maio.
O preço do boi gordo alcançou a mínima em maio, com queda de 12,2% em relação ao valor que encerrou 2023 e com perda menor apenas que o milho na parcial de 2024.
O preço do boi gordo segue pressionado em maio, com a maior deterioração dos pastos e a consequente maior oferta de animais para o abate, apesar dos valores praticados pela indústria (Figura, linha azul).
O Farmnews também atualizou os dados do preço do boi gordo nos meses de maio ao longo dos últimos anos, de 2010 à parcial de 2024. Clique aqui!
É importante destacar que apesar da pressão negativa e o período de safra desafiador para o pecuarista, o mercado futuro do boi gordo precifica uma gradativa recuperação ao longo da segunda metade de 2024. Clique aqui!
Como comentado, o preço do bezerro, destaque positivo de 2024, permaneceu praticamente estável ao longo de 2024, até maio, ao contrário das demais commodities, boi gordo, milho e soja. A soja também foi destaque, mantendo trajetória de recuperação iniciada em março.
A soja (Cepea, Paranaguá-PR) está próxima de zerar a perda acumulada no ano, que chegou a ficar próxima de 20,0% em fevereiro. Embora praticamente toda a soja já tenha sido negociada e a patamares mais baixos que o atual, a evolução dos preços do grão mostram que a estratégia financeira aliada a capacidade de armazenamento são recursos que podem fazer uma sensível diferença no resultado da atividade.
O preço da soja segue em forte recuperação, inclusive alcançando o maior patamar de 2024 na parcial de maio. Clique aqui e confira a evolução mensal do preço nominal da oleaginosa desde 2020.
O milho, por outro lado, segue próximo dos valores mínimos, embora o mercado futuro revele uma perspectiva mais otimista para o preço do grão, especialmente em 2025. Aliás, clique aqui e confira o preço futuro do milho que projeta alta gradativa, com perspectiva de valores próximos a R$70,0 por saca ao longo da primeira metade de 2025.
Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!