Preço do boi gordo cai mais que a carne bovina no atacado e varejo em 2023
O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo e da carne bovina no atacado e no varejo, entre 2022 e a parcial de 2023, até maio.
O preço do boi gordo (Cepea) entre os meses de janeiro de 2022 e maio de 2023 apresentou queda maior comparado a carne bovina no atacado e no varejo, segundo dados do IEA, como mostram os dados da primeira Figura.
A Figura a seguir ilustra a variação mensal acumulada do preço médio do boi gordo (Cepea), da carne bovina no atacado (IEA) e no varejo paulista (IEA), avaliada entre janeiro de 2022 e maio de 2023.
O preço do boi gordo acumulou queda de 22,0% entre os meses de janeiro de 2022 a maio de 2023, muito maior que a perda observada para a carne bovina no atacado (-13,9%) e no varejo (-2,1%), no mesmo período.
Pois é, o preço do boi gordo (Cepea) vem acumulando a maior queda comparado ao produto final, tanto no atacado como no varejo, com base nos dados desde o início de 2022. Vale lembrar que o preço médio do boi gordo (Cepea) vem acentuando a perda em 2023, seguindo o cenário de maior oferta de animais para o abate, impulsionado também pela fase do ciclo pecuário e o aumento do ritmo de abate de vacas. Clique aqui e confira como evoluiu o ritmo de abate de vacas nos primeiros 3 meses do ano ao longo da última década.
O cenário em que a carne bovina no atacado cai menos que o boi gordo favorece a indústria. Aliás, a relação de preço do boi gordo e da carne bovina no atacado, em 2023, tem apresentado dados melhores para a indústria em relação a 2022, como destacam os dados na segunda Figura.
A Figura a seguir ilustra a evolução média mensal da relação do preço do boi gordo (Cepea) e da carcaça bovina no atacado (IEA) entre janeiro de 2022 e maio de 2023.
É interessante observar que em maio de 2023 o preço do boi gordo ficou mais baixo que o preço da carne bovina no atacado pela primeira vez desde 2022. E como revelam os dados da primeira Figura, a queda no preço do boi gordo e em menor proporção, do atacado, não tem sido repassada para o consumidor final, o que poderia contribuir para aquecer a demanda.
O Farmnews destacou também que o preço do bezerro segue acumulando queda menor que as demais commodities acompanhadas pelo Farmnews na parcial de junho. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!