Preço do boi gordo caiu menos que bezerro, milho e soja em 2023, até julho
O Farmnews atualizou os dados do comportamento do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo de 2023 e na primeira metade de julho.
O fato é que o preço da arroba do boi gordo encerrou a primeira quinzena de julho de 2023 acumulando a menor perda entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, que inclui o bezerro, milho e a soja, como mostram os dados da primeira Figura abaixo.
A Figura ilustra a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), milho (Cepea) e soja (Cepea, Paranaguá-PR) ao longo de 2023, até a parcial de julho (14).
O preço do boi gordo acumulou a menor queda na parcial de 2023, até a primeira metade de julho, comparado ao bezerro, soja e o milho.
Isso porque o preço do animal pronto para o abate caiu 11,1% em 2023, até julho (14), enquanto no mesmo período o bezerro perdeu 16,0% e a soja e o milho desvalorizaram 20,7% e 36,9%, nessa ordem.
O Farmnews apresentou dados que mostram a variação do preço do boi gordo entre os meses de julho, de 2010 a parcial de 2023. Clique aqui e confira!
Essa maior perda de valor no preço do bezerro frente ao boi gordo favoreceu a queda no ágio na parcial de julho. Clique aqui e confira a evolução do ágio do preço da arroba do bezerro desde janeiro de 2020.
Contudo, quando avaliamos apenas a parcial de julho (14), em relação ao valor que encerrou o mês anterior (junho), a soja e o boi gordo subiram, ao contrário do bezerro e o milho que apresentaram queda no período, como revelam os dados da segunda Figura.
A Figura ilustra a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea), bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), milho (Cepea) e soja (Cepea, Paranaguá-PR) na parcial de julho de 2023 (14).
O preço da soja apresentou alta de 5,5% entre o valor que encerrou o mês de junho e a parcial de julho (14), alta superior à observada para o boi gordo no mesmo período, com ganho de 0,3%. Por outro lado, o bezerro caiu 3,7%, a maior queda considerando apenas a parcial de julho, superando a perda do milho que foi de 2,0%.
É importante destacar que embora a expectativa para o mercado pecuário seja mais otimista para a segunda metade do ano, o preço especialmente no mercado futuro do boi gordo foi bastante pressionado, descolando do que foi observado no mercado físico na parcial de julho (clique aqui).
Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados do mercado futuro do boi gordo (clique aqui).
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!