Preço do boi gordo: como foi 2024 e como está sendo 2025, até fevereiro?

O Farmnews comparou a evolução diária do preço do boi gordo ao longo de 2024 e 2025, até a parcial de fevereiro (21).
O preço do boi gordo ficou mais pressionado a partir da segunda metade de fevereiro, após um período de relativa estabilidade do longo das primeiras semanas do ano (clique aqui). O mercado atacadista de carne bovina mais pressionado, para baixo (clique aqui), também colabora para o cenário baixista, com o mercado futuro do boi gordo indicando, em fevereiro, uma perspectiva de continuidade da queda na primeira metade do ano.
No entanto, é importante destacar que essa pressão negativa de preço não é uma grande surpresa, especialmente considerando o período do ano. Veja (primeira Figura) que o preço do boi gordo em 2024 também foi pressionado no primeiro semestre, período que tradicionalmente concentra uma maior oferta e um consumo de carne bovina menos aquecido.
A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal do boi gordo (Cepea), avaliado em Reais por arroba ao longo de 2024 e a parcial de 2025.

O preço do boi gordo, apesar de pressionado em fevereiro de 2025, se mantém cerca de 30,0% acima dos valores praticados no mesmo período de 2024.
No acumulado do ano, até fevereiro (21), o preço do animal pronto para o abate (Cepea) caiu 1,0% frente ao valor que encerrou 2024, cotado a R$314,2 por arroba. Apenas na parcial de fevereiro, contudo, a queda foi de 3,2% em relação ao último valor de janeiro.
No entanto, o valor médio mensal da arroba do boi gordo segue relativamente estável na parcial de fevereiro em relação aos meses anteriores (segunda Figura), mostrando que apesar da pressão negativa, a queda nos preços tem acontecido de forma gradual até o momento.
A Figura apresenta dados do preço médio nominal do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de fevereiro de 2025 (até o dia 21), em Reais por arroba.

A queda no preço do mercado futuro, por outro lado, tem sido maior. O contrato para vencimento em maio de 2025, por exemplo, acumulou queda de 8,4% na parcial de fevereiro (21) quando comparado ao último valor praticado em 2024. Pois é, o mercado futuro do boi gordo precifica uma continuidade do movimento de queda em relação ao valor atual da arroba em fevereiro, pelo menos ao longo da primeira metade do ano. Clique aqui e saiba mais!
Vale destacar que a gestão de custos fará parte da rotina de análise do Farmews, em uma parceria com Ricardo Brumatti, professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Clique aqui e saiba mais!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!