O preço do boi gordo segue em alta no final de janeiro, com a referência do mercado futuro apresentando a maior alta diária desde o início de novembro.
A referência do mercado futuro no físico (indicador Datagro) apresentou a maior alta diária em janeiro (27) desde o início de novembro. O valor da arroba (Datagro) subiu R$3,7, cotado a R$325,3, o maior de 2026 até o momento e também maior que o valor praticado ao longo de toda a segunda metade de 2025, como mostram os dados da Figura abaixo.
A Figura ilustra a evolução diária do preço do boi gordo (Datagro), em Reais por arroba, desde julho de 2025.

O preço do boi gordo, após uma maior pressão negativa, voltou a subir no final de janeiro, acumulando alta frente ao valor que encerrou 2025 e impulsionando as cotações no mercado futuro.
Vale lembrar que o preço futuro do boi gordo para os contratos entre fevereiro e maio de 2026, de maior liquidez, segue em alta e no maior patamar do ano na parcial de janeiro. Clique aqui e confira os dados!
Vale destacar que os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil confirmam novo recorde de embarque e receita para um mês de janeiro, em 2026. Isso porque no acumulado até a quarta semana de janeiro (16 dias úteis) a venda de carne bovina do Brasil somou 183,78 mil toneladas métricas, acima do que foi observado em janeiro de 2025 (180,47 mil toneladas) e também superando o recorde anterior para o período do ano, de 2024 (181,69 mil toneladas). Clique aqui e confira os dados!
E por falar em exportação é sempre bom reforçar para o fato de a carne bovina do Brasil está cada vez mais disputada no mercado internacional e não apenas pela China, como temos destacado no Farmnews.
Apesar do recorde de importação de carne bovina do Brasil pela China, em 2025, a importância do país asiático na venda total do produto brasileiro no mercado internacional foi menor que a observada nos anos de 2022 e 2023.
Isso mostra que o crescimento nas vendas do Brasil para a China foi menor que o crescimento total das importações de carne bovina do País ao longo dos últimos anos. Clique aqui e saiba mais!
Veja também que o preço do bezerro segue descolado do boi gordo em janeiro de 2026, pressionando o poder de compra do pecuarista. A capacidade de compra de um bezerro com a venda de um boi gordo caiu para o menor valor para um mês de janeiro, em 2026 (clique aqui), resultado de um mercado de reposição mais valorizado frente ao animal pronto para o abate. Clique aqui!
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!



