Preço do boi gordo no 1º e 2º semestre, em 10 anos, desde 2015
O Farmnews comparou o preço do boi gordo na primeira e segunda metade de cada ano, entre 2015 e a parcial de 2024.
Afinal como o preço do macho pronto para o abate evoluiu no 1º e 2º semestre, em termos médios nominais, ao longo da última década?
Veja também que o Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo, bezerro, dólar e do indicador de inflação (IGP-M) entre junho de 2023 e 2024. Clique aqui e confira!
A Figura apresenta o preço médio nominal do boi gordo (Cepea), no 1º e 2º semestre, em Reais por arroba, entre 2015 e a parcial de 2024.
O preço do boi gordo no 1º semestre de 2024 acumulou o segundo ano consecutivo de queda quando comparado ao mesmo período dos anos anteriores.
É importante observar também que o preço médio do boi gordo no 2º semestre foi menor que no primeiro semestre entre os anos de 2021 e 2023. No entanto, a expectativa para 2024 é que novamente o preço do boi gordo no 2º semestre seja maior que o valor observado na primeira metade do ano.
Aliás, o mercado futuro do boi gordo precifica preços melhores no 2º semestre de 2024, embora ainda com valores próximos do praticado no mesmo período de 2023. Clique aqui!
O mercado de reposição mais estável (clique aqui) e a consequente menor intenção do abate de vacas, somado a maior demanda por carne bovina tanto no mercado interno como externo (clique aqui) sustentam a expectativa de preços mais altos ao longo do restante do ano.
O Farmnews traz em seu painel de cotações, a curva diária do preço físico e futuro do boi gordo para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e acompanhe!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!