O Farmnews atualizou os dados que mostram a variação anual do preço do boi gordo, de 2020 à expectativa futura, até fevereiro de 2026.
O Farmnews comparou o preço médio do boi gordo (Cepea) com a média nominal observada no mesmo período do ano anterior, considerando os dados entre janeiro de 2020 e a parcial de agosto de 2025. O Farmnews também comparou a expectativa do preço futuro do boi gordo para os contratos com vencimento entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026 em agosto (20) com a média nominal Cepea praticada no mesmo período do ano anterior (Figura).
Afinal, como está a variação do preço médio do boi gordo em relação ao mesmo período do ano anterior e o qual a expectativa futura para os vencimentos entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026 na mesma base de comparação?
A Figura ilustra a variação do preço médio do boi gordo (Cepea) frente valor nominal no mesmo período do ano anterior e a expectativa de preço entre setembro de 2025 e fevereiro (B3) em agosto (20).

O mercado futuro do boi gordo precifica, em agosto (20), uma menor diferença entre o preço do boi gordo nos meses de outubro de 2025 e fevereiro de 2026 frente ao mesmo período do ano anterior, contrariando o que tem sido observado ao longo do ano.
Aliás, o mercado futuro precifica, inclusive, queda em novembro de 2025 quando comparado com a média nominal (Cepea) observada em novembro de 2024, como temos destacado no Farmnews (clique aqui).
O fato é que, a recuperação de preço no mercado físico do boi gordo ao longo de agosto (clique aqui) não foi acompanhada pelo mercado futuro, refletindo na queda da expectativa de alta, como pode ser observado na Figura acima.
Em outras palavras, enquanto o mercado físico, em 2025, segue cerca de 30,0% acima do valor praticado no mesmo período de 2024, o mercado futuro precifica um cenário diferente, com o valor atual e esperado mais próximo nos meses finais do ano, inclusive com novembro mostrando expectativa de queda.
Pois é, o mercado futuro do boi gordo é um mercado mais especulado e volátil e, na nossa opinião, essa expectativa futura deve ser corrigida. E como a expectativa é um mercado físico mais firme, especialmente nos meses finais do ano, a tendência é de uma gradativa recuperação no mercado futuro. Claro, o mercado é volátil e é preciso estar sempre atento a gestão de risco para aqueles que participam da B3.
E mudando de assunto, além da Argentina (clique aqui), o Uruguai também renovou o recorde de importação de carne bovina brasileira na parcial de 2025. Clique aqui e confira os dados! E nesse contexto, a Indonésia, quarto país mais populoso do planeta será o novo destino do produto brasileiro. Clique aqui e saiba mais do assunto!
O Farmnews também atualizou os dados do preço em dólares do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de agosto, entre 2018 e a parcial de 2025. Clique aqui e confira!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!




