O preço futuro da soja segue descolado do valor atual do grão no físico, mantendo o cenário de queda para o final de 2025 e também 2026.
O preço da soja no mercado físico (Cepea, Paranaguá-PR) mostrou recuperação ao longo da primeira metade de outubro (clique aqui), embora apresente valores inferiores ao praticados no mesmo período do ano anterior, como mostram os dados da primeira Figura.
A Figura apresenta os dados do preço diário nominal da soja (Cepea, Paranaguá-PR), avaliado em Reais por saca (60), em 2024 e a parcial de 2025.

O fato é que apesar do preço da soja seguir relativamente estável ao longo de 2025, especialmente frente ao valor que encerrou 2024, a expectativa futura para o preço do grão permanece de queda (segunda Figura). Aliás, a expectativa de queda em relação ao valor esperado e atual do grão continua acima de US$3,0 por saca para o vencimento em novembro.
A Figura ilustra a evolução diária do preço da soja no físico (Cepea) e futuro (B3-CME) para vencimento em novembro de 2025, em dólares por saca (60kg).

O preço futuro da soja para vencimento em novembro de 2025 segue precificando queda de mais de US$3,0 por saca frente ao valor atual do grão no início da segunda quinzena de outubro.
Apesar do mercado futuro precificar uma leve recuperação no preço futuro do grão a partir de janeiro de 2026, os valores esperados para os vencimentos até novembro de 2026 se mantêm distantes do valor atual do grão avaliado em moeda americana (terceira Figura).
A Figura apresenta os dados do preço da soja no físico (Cepea, Paranaguá-PR) e futuro (B3-CME) para os vencimentos entre 2025 e 2026, em dólares por saca, em outubro (17).

A importação de soja do Brasil no acumulado de 2025, até setembro, somou 93,87 milhões de toneladas, valor 4,8% acima do recorde anterior, de 2024. O recorde de exportação acontece devido ao aumento da compra de soja do Brasil pela China que, igualmente alcançou valores recordes em 2025.
A exportação de soja brasileira para a China somou 72,72 milhões de toneladas em 2025, até setembro, valor 11,1% acima do observado no mesmo período do ano anterior (65,47 milhões de toneladas) e muito acima do praticado nos anos anteriores. Clique aqui e saiba mais!
Vale lembrar que o Farmnews atualizou os dados do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja, valores médios nominais, nos meses de outubro, entre 2018 e a primeira metade de 2025, tanto em moeda nacional (clique aqui) como em dólares (clique aqui).
O Farmnews também apresentou os dados de importação de fertilizantes pelo Brasil nos meses de setembro, entre 2018 e 2025. Clique aqui e confira os dados! O fato é que a importação de fertilizantes pelo Brasil em setembro de 2025 caiu frente ao mês anterior e também quando comparado ao mesmo período de 2024, mas segue em patamares recordes no acumulado do ano.
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!




